Três ferramentas para traders que as melhores corretoras têm

Pontos-chave:

  • O home broker é uma das melhores formas de operar na bolsa de valores hoje em dia. Atualmente praticamente toda corretora fornece um serviço desse tipo, permitindo que você opere diretamente através do seu computador.
  • Robôs traders são cada vez mais uma funcionalidade disponível nas corretoras. Hoje a SmarttBot é integrada com 13 das principais corretoras do país. Caso a sua corretora ainda não tenha a integração, solicite.
  • Aplicativos mobile permitem que você verifique os seus investimentos ou até mesmo faça operações pelo seu smartphone, adicionando comodidade e permitindo que você acompanhe seus investimentos de qualquer lugar, a qualquer hora.
Índice

Além do bom atendimento, diversificação de produtos e taxas competitivas, as corretoras devem se preocupar com a experiência do investidor oferecendo a ele excelentes ferramentas para que tenha controle, facilidade e agilidade nos investimentos. As melhores corretoras sabem disso e, portanto, firmam parcerias com empresas de tecnologia que deixam o contato e o gerenciamento mais simples e na palma da mão dos clientes.

A sua corretora te oferece o que há de melhor no mercado para investidores? Confira agora algumas ferramentas oferecidas que facilitam os investimentos e seu gerenciamento.

Home Broker

melhores-corretoras

O Home Broker é uma ferramenta que viabiliza a negociação no mercado de capitais via internet, ou seja, possibilita a realização de compra e venda de ativos, ações e contratos futuros, pelos traders.

O sistema chegou no Brasil em 1999 para estimular a entrada de pessoas físicas na Bolsa brasileira, tentando, de certa forma, “democratizar” o mercado, uma vez que antes tudo era feito com a ajuda de alguém da corretora. O Home Broker se mostrou como uma maneira de aumentar a procura por papéis (ações, opções e futuros) e, consequentemente, dando ao mercado maior liquidez, além de dar mais autonomia para os investidores.

O processo de uso do HB é bem simples: vamos supor que você quer comprar ações da Petrobras, PETR3 ou PETR4. Você então entra no Home Broker da sua corretora e envia ordens de compra pelo preço desejado dessa ação, que aparece no Book de Ofertas, quadro que lista as ordens de compra da ação – em ordem decrescente de acordo com o valor – do lado direito e do lado esquerdo as ordens de venda – em ordem crescente. Quando alguém oferta a ação do preço que você deseja comprar, a operação será efetuada. Esse sistema é conectado a BM&FBOVESPA, logo, as operações ocorrem em milésimos de segundo.

grafico-book

Outras informações são disponibilizadas nessa ferramenta, como informações das empresas, tendências e, às vezes, algumas análises para aqueles que preferem investir com base em uma análise fundamentalista.

Várias corretoras disponibilizam o Home Broker para seus investidores com perfil de trader, para que eles tenham maior autonomia na hora de investir na Bolsa. O que varia é o layout da página em si, se é uma ferramenta que funciona em desktop ou se é na nuvem (online), se tem versão mobile ou não e se o programa é gratuito ou se existem taxas para sua utilização.

Robôs traders

Se você opera na Bolsa, com certeza já ouviu falar de robôs traders. Tecnologia já famosa em países com mercados de capitais consolidados, o algotrading vem tomando cada vez mais força no Brasil. Já pensou como seria operar na Bolsa sem que fatores emocionais te atrapalharem? Com robôs isso é uma realidade!

Um robô nada mais é que um software que recebe e processa os dados de mercado conforme os parâmetros estabelecidos pelo trader, sempre respeitando os indicadores e condições de entrada e saída.

As vantagens para o investidor são inúmeras. Além de desconsiderar o fator emocional, as operações de entrada e saída são executadas de forma bem mais rápida. É possível investir sem precisar acompanhar a movimentação na Bolsa o dia inteiro, sem perder oportunidades e há a possibilidade de reduzir erros na hora de operar, seja por problemas no computador ou interpretação de valores. O investidor pode fazer testes com seu robô para simular estratégias com informações do mercado real.

Vale a pena lembrar que robô trader e Home Broker não são a mesma coisa! Embora ambos tenham como objetivo dar mais autonomia aos investidores, as plataformas são bem diferentes.

No Home Broker você realiza suas próprias operações, já um robô realiza a estratégia definida pelo investidor de forma automática. Outra diferença é que no Home Broker você fica preso ao computador o pregão todo esperando as melhores oportunidades para enviar as ordens de compra e venda. Com um robô bastaestabelecer seus objetivos, utilizar indicadores e parametrizar!

Aplicativos Mobile

Algumas corretoras que oferecem o Home Broker também disponibilizam a sua versão mobile ou até mesmo oferecem aplicativos para ajudar na gestão do seu portfólio de investimentos. Assim, o investidor pode, em qualquer hora e lugar, dar aquela olhadinha nas suas aplicações.

Sua corretoras oferece estes e outros serviços para você investir melhor? Pesquise e pergunte ao seu corretor sobre isso.