Estratégia: Capital Starter

A estratégia Capital Starter foi desenvolvida pela educa.capital, em parceria com a SmarttBot, pensando em auxiliar os investidores a operar a favor da tendência, sejam eles iniciantes ou experientes no mercado.

A estratégia já vem com as configurações recomendadas para gestão de risco e manutenção do capital conquistado, mas pode ser adaptada ao perfil de cada investidor. 

Gestão de riscos

Gains longos e loss curtos

O robô estará permanentemente analisando a situação atual e o histórico do mercado para identificar o início de uma tendência. Como nenhuma estratégia consegue atender todos os comportamentos do mercado, a consistência pode ser alcançada se soubermos sair rápido de um trade que não tenha acertado a tendência e manter-se na operação quando ela estiver a favor da ordem para buscar ganhos longos. Diferente de algumas estratégias que praticam gains rápidos e curtos, a Capital Starter busca um ganho 3 vezes o valor do loss em seu setup padrão, que já vem preenchido no momento em que se cria o robô. 

Manutenção do capital conquistado

Stop móvel

O stop móvel complementa a possibilidade de aproveitar grandes movimentos, quando o preço dispara em alguma direção a favor do trade e o robô só faz a saída quando esta mudança brusca de preço perder a força. Isto garante que o que foi conquistado até um ponto não será devolvido e pode aumentar de 3 para 4, 5, 6 vezes ou mais a proporção de gains para cada loss.

Quando o robô acerta as entradas a favor da tendência e alcança seu objetivo de gain, é preciso garantir que este capital conquistado não será devolvido ao mercado no resto do dia nas próximas operações. Pela configuração padrão, o robô irá analisar se após 3 trades o seu saldo diário é positivo e, então, irá parar de operar. Se, por exemplo, você acertar na primeira ordem do dia, conquistar 15 pontos e seu stop loss por operação for de 3 pontos, o robô irá arriscar apenas 6 destes pontos nos próximos 2 trades. Em seguida, vai encerrar o dia garantindo que você termine com saldo positivo. O robô pode acabar também acertando o segundo e terceiro trade, aumentando seu lucro e encerrando o dia com grande capital conquistado.

Este parâmetro é ajustável e você pode alterar de acordo com seu perfil.

Limite diário de gain

Você pode definir um limite diário de gain, mas a configuração padrão do robô não traz um limite sugerido, justamente por utilizar o limite de trades com saldo positivo descrito acima. Na prática, isso faz com que você mantenha a possibilidade de acertar em cheio 3 trades, sem parar de operar em um dia em que há chances de conquistar mais gains.

Modo “curto” e “longo”

O modo “longo” de operação, que vem sugerido na criação do robô, respeita todos os stops definidos pelo usuário e aproveita os conceitos acima para fazer a proteção do capital conquistado. Já o modo “curto” faz uma análise adicional no trade, podendo identificar uma mudança na tendência antes de algum stop e encerrar o trade. Na prática, isto faz com que o robô saia com menos pontos que o stop gain, mas em muitas vezes evita que a operação devolva o ganho alcançado quando ficou muito perto de alcançar o stop.

No longo prazo, as duas operações têm resultados bem semelhantes, portanto, o perfil do investidor deve ser levado em conta na hora de escolher como operar.

O robô opera a série atual do mini-dólar (WDO). O investidor pode escolher com quantos contratos deseja negociar para cada ordem de entrada, respeitando os limites do seu plano SmarttBot.

Para saber mais, acesse a página da estratégia e baixe o e-book com todas as suas especificações.

Caso tenha alguma dúvida sobre o setup, entre em contato com a educa.capital, criadora da estratégia que busca oferecer opções de investimento automatizado e educação financeira. Se desejar mais informações sobre a SmarttBot, fale conosco.

 

Gabriel Pires

Gerente de produto da SmarttBot. Piloto de avião e cursando engenharia mecânica na UFMG. Investidor e apaixonado pelo mercado financeiro desde os 16 anos.