Como funciona a inversão de sinal por indicador

Pontos-chave:
  • A reversão de sinal por indicador existe para “corrigir” o uso de indicadores que estão atrapalhando a performance de um robô trader. Se o indicador está dando mais sinais falsos do que verdadeiros, a inversão de sinal por indicador pode ser benéfica.
  • Através do seu uso, uma informação que geralmente indicaria compra será interpretada como venda e vice-versa.
  • Essa função pode ser capaz de transformar robôs com performance ruim em excelentes robôs traders.
Índice

Caso você esteja analisando as operações do seu robô trader e chegou à conclusão que se ele tivesse feito tudo ao contrário o resultado seria melhor, você precisa conhecer e começar a utilizar em seus trades a inversão de sinal por indicador. Muito pedida por nossos usuários, a inversão de sinal por indicador habilita a realização de uma entrada com o sinal invertido, ou seja um sinal de compra é interpretado como um de venda e vice-versa. 

Com esse recurso, um horizonte de possibilidades é aberto. Podemos, por exemplo, ao realizar um backtest que teve o retorno líquido negativo, ativar a inversão de sinal por indicador e ter as chances do mesmo se tornar positivo aumentadas. Indicadores que detectam possíveis reversões podem se tornar confirmadores de fortes tendências, como o IFR (Índice de Força Relativa) e MACD (Moving Average Convergence Divergence).

Exemplo de inversão de sinal com Banda de Bollinger

Para ilustrar esse exemplo, vamos criar um cenário em que o robô utiliza o indicador Bandas de Bollinger e tem como configuração o cruzamento do preço com as bandas e a inversão de sinal por indicador ativado. O robô irá realizar uma venda quando o fechamento do candle cruza de baixo para cima a banda inferior e compra quando o fechamento do candle cruza de cima para baixo a banda superior).

Devemos ficar atento a algumas peculiaridades dependendo dos parâmetros configurados no backtest ou no robô quando acionarmos ou desativarmos o recurso Inversão de Sinal por Indicador. Diversas das vezes o gráfico de performance não será refletido igualmente para eventuais setups.

Exemplo de saldo não refletido: Vamos supor que fizemos um backtest e o setup testado era um cruzamento de médias móveis com o recurso inversão de sinal por indicador desativado e que o setup também possuía um stop loss diário de R$80,00 e não possuía stop gain diário. Com isso, o backtest de 10 dias ficou com saldo final negativo em R$400,00.

Caso se mantenha os parâmetros iguais, ative a inversão de sinal por indicador e realize novamente o backtest, muito provavelmente o gráfico não irá ser refletido igualmente. Isso ocorre pelo fato do robô que não possui a inversão de sinal por indicador ligado ter atingido o stop loss e parado de operar, enquanto o que possui o recurso ativado continuou operando e eventualmente pode ter devolvido parte do ganho.

Primeira situação no dia: Robô que possui a inversão de sinal desativada parou de operar por ter atingido o stop loss diário, enquanto o que possui o recurso ativado tem o saldo refletido positivamente mas continua operando, uma vez que o setup não possui stop gain diário como citado, ficando assim:

Segunda situação no dia: Robô que possui a inversão de sinal desativada não operou mais por ter atingido o stop loss diário, enquanto o que possui o recurso ativado tem o saldo diminuído pois entrou em uma operação que ocorreu uma perda, tendo ao final do pregão a seguinte situação:

Mas nas operações de inversão de sinal por indicador (um compra enquanto o outro vende) e que não tiveram o resultado contrário devido ao parâmetro stop diário de perda estar ativado, sendo assim, o gráfico não foi espelhado mesmo o recurso inversão de sinal por indicador ter sido utilizado.

Esse é um dos possíveis exemplos que podem ocorrer envolvendo a utilização do recurso, mas como citado, a chance de possuirmos um resultado melhor acionando a inversão de sinal por indicador, aumentam.

Conclusão

A inversão de sinal por indicador pode ser implementada em diversos setups e em um grande número de indicadores, visando buscar operações contra ou a favor da tendência. Dependendo do setup, o seu uso não irá espelhar o gráfico financeiro de maneira exata como exemplificado anteriormente.

Para utilizar a inversão de sinal por indicador da forma automatizada, clique no link abaixo e conheça a Tangram Plus, uma estratégia 100% SmarttBot!

>>> QUERO CONHECER A TANGRAM PLUS <<<