Entenda o que é o circuit breaker e saiba como ele interfere no seu robô trader

O avanço do coronavírus em escala global e a possibilidade de uma guerra de preços do petróleo causou um movimento de aversão ao risco por parte dos investidores, levando a uma forte queda das bolsas ao redor do mundo. No Brasil, o Ibovespa teve queda de 10% e foi acionado o circuit breaker. Mas afinal, o que é circuit breaker e por que ocorre esse evento?

 

Definição

 

Circuit breaker é a suspensão temporária do pregão devido a uma forte retração no índice Ibovespa. O circuit breaker ocorre no segmento Bovespa (ações), enquanto no mercado BM&F (derivativos) esse mecanismo é denominado Limit Move.

 

O circuit breaker pode ocorrer em três etapas:

 

  1. Queda de 10% no preço do índice: as negociações são interrompidas por 30 minutos; 
  2. Se após a reabertura de negociações o índice cair mais 5%, acumulando uma queda de 15% no dia, há uma nova paralisação do pregão por 1 hora; 
  3. Caso na terceira reabertura de negociações haja uma nova queda de 5%, acumulando uma baixa diária de 20% no preço do índice, ocorre a suspensão de negociações em bolsa por tempo indeterminado, ficando a critério da Bolsa delimitar quando o período de negociações será reaberto.

 

É importante ressaltar que essa desvalorização tem como referência o valor de fechamento do pregão anterior.

 

Objetivo

 

O mecanismo de circuit breaker tem como finalidade estabilizar o mercado em dias de extrema volatilidade, uma vez que nesse período de suspensão as ordens de compra e venda são rebalanceadas através da reconstrução do livro de ordens de compra e venda. Em seguida, as operações são retomadas com a expectativa de redução da volatilidade nos negócios.

 

História do circuit breaker

 

O mecanismo de interrupção do pregão teve sua criação após a “Black Monday” de 1987, dia em que o pânico tomou conta no mercado financeiro dos Estados Unidos, quando o índice Dow Jones caiu quase 22% em um dia. Desde então o circuit breaker passou a ser adotado pelas bolsas ao redor do mundo para lidar com situações de stress no mercado, evitando que o excesso de volatilidade coloque em risco todo o sistema financeiro e as aplicações dos investidores.

 

Desde sua criação, o Brasil já teve o circuit breaker acionado diversas vezes. Confira abaixo a linha histórica que mostra os dias em que esse mecanismo foi ativado no mercado brasileiro:

 

  • 1997: Nos dias 07/11 e 12/11 o Ibovespa teve forte queda em decorrência da crise monetária no sudeste asiático, com investidores temendo um possível contágio financeiro para outros mercados; 
  • 1998: Nos dias 21/08, 04/09, 10/09 e 17/09 o mecanismo foi ativado devido à crise na Rússia, que na ocasião declarou a moratória da dívida externa, causando pânico nos mercados internacionais; 
  • 1999: O pregão dos dias 13/01 e 14/01 foram suspensos temporariamente por causa da adoção do câmbio flutuante no Brasil, que provocou temor nos investidores sobre as possíveis consequências dessa política econômica; 
  • 2008: Durante os dias 06/10, 10/10, 15/10 e 22/10 o pregão foi interrompido devido às consequências da crise financeira mundial que atingiu diversos países e derrubou os mercados mundiais; 
  • 2017: No dia 18/05 o Ibovespa teve forte retração após a delação de Joesley Batista da JBS, que comprometia diversos políticos brasileiros, incluindo o presidente em exercício na ocasião, Michel Temer, o que fez com que os investidores temessem pelo encaminhamento de agendas políticas e econômicas do governo.. Este dia ficaria posteriormente conhecido como “Joesley Day”; 
  • 2020: No dia 09/03, as negociações da bolsa foram interrompidas temporariamente após o índice apresenta queda de 10% em relação ao fechamento anterior. Temores relacionados ao coronavírus e a uma guerra de preços do petróleo motivaram essa retração no mercado. 

 

O que fazer quando o circuit breaker é ativado?

 

Muitos traders adoram mercados com alta volatilidade, afinal é nesses períodos em que os preços tendem a apresentar maiores distorções e, com isso, oportunidades de lucro. Por isso, à primeira vista, momentos em que o circuit breaker é ativado poderiam parecer como excelentes oportunidades para operar na bolsa de valores, o que nem sempre é verdade.


Isso ocorre porque o circuit breaker só é ativado em momentos de enorme volatilidade de mercado, que acabam rompendo com todo e qualquer padrão de análise técnica. Por isso a esmagadora maioria de robôs traders não tendem a apresentar boas performances nestes cenários, já que identificar os padrões de continuação ou de reversão de tendências de mercado se torna uma tarefa extremamente difícil.

Por isso, se você pretende operar na bolsa em um dia de circuit breaker, é importante saber que estratégias que funcionam bem em momentos normais do mercado podem não performar tão bem nestes momentos de estresse. Portanto, antes de operar em cenários como estes, verifique as recomendações do seu estrategista e prossiga sempre com cautela, pois este cenário é desafiador até mesmo para os traders mais experientes.

 

Fique por dentro de todas as novidades, promoções e atualizações da SmarttBot em nosso canal oficial no Telegram. Clique no link abaixo e faça parte dessa comunidade.

 

>>> Quero entrar para o grupo oficial da SmarttBot no Telegram <<<