Investimento automatizado na Bolsa: tudo o que você precisa saber

Para boa parte dos traders, a análise técnica é a chave do sucesso nas operações de compra e venda de ações. Se orientar por meio de gráficos e deixar de lado o fator emocional garante a aplicação de uma estratégia e, consequentemente, os resultados esperados. Daí surgiu a automatização de investimentos: alinhar as ações de um trader, que antes precisava ficar colado à tela do computador sofrendo com o sobe e desce de preços, a um sistema de algoritmos que envia ordens de forma automática para a bolsa de valores.

O investimento automatizado é a solução para quem usa estratégias para day trade e executa um conjunto de regras para operar, se livrando do lado emocional e buscando setups lucrativos com as variações dos preços. Mesmo sendo um agente facilitador na rotina, seguir fielmente uma estratégia para investir é algo que ainda gera algumas dúvidas nos traders, apesar de ser uma prática bastante adotada nos mercados americano e europeu.

Os tópicos a seguir trazem tudo o que você precisa saber sobre investimento automatizado, conceitos, por onde começar, como utilizar seus robôs investidores e mais itens importantes. Confira abaixo:

  • Investimento automatizado: o que é?
  • O que são robôs investidores?
  • Quais as vantagens em colocar seus investimentos no “piloto automático”?
  • O que é o algotrading?
  • O que faço para que a automatização de investimentos dê resultados positivos?
  • Quais parâmetros consigo definir ao automatizar meu investimento?
  • É seguro automatizar investimentos? Quais riscos a atividade envolve?
  • Quais corretoras automatizam investimentos?
  • Preciso fazer algum curso para conseguir automatizar meus investimentos?

Investimento automatizado: o que é?

O trader que “vive de Bolsa” tem conhecimento sobre análise de gráficos e o utiliza em suas operações, observando preços, volumes, indicadores, figuras e padrões gráficos o dia todo para tomar decisões. A automatização de investimentos é justamente a execução automática das ações geradas a partir dessas observações sem qualquer intervenção humana, respeitando cenários e conjuntos de regras pré-definidos. Em outras palavras,  automatizar um investimento é reunir as regras de uma estratégia de day trade e aplicá-las em uma plataforma para esse tipo de operação.

Basicamente, a estratégia fica no piloto automático após se ter definido qual é o lucro a ser atingido, qual é o prejuízo máximo que uma operação pode dar, quando as ações, opções ou contratos serão comprados, quando serão vendidos, quando é o momento de encerrar uma operação, enfim, é a lógica completa e objetiva do setup a ser seguido.

Nesse contexto, é importante lembrar que o termo “estratégia de investimento” às vezes é chamado de setup ou trading system. Portanto, sempre que ler algo sobre “automatizar um setup” ou “operar com um trading system”, o assunto é automatização.

O que são robôs investidores?

Os robôs investidores são os softwares, ou programas de computador, que seguem as regras de uma estratégia de investimento. Eles podem ser vistos como a “materialização” de uma estratégia. Em outras palavras, uma estratégia é o conjunto de regras que definem de forma objetiva como devem ser feitas as operações e o trader pode optar por investir seguindo uma estratégia de forma manual ou automática. Quando opta pelo segundo caso, necessariamente ele está decidindo usar um robô investidor, que será capaz de seguir fielmente todas as regras daquela estratégia sem que ele precise fazer nada além de iniciar o robô.

Operar uma estratégia de investimento de forma automatizada e usar robôs investidores são sinônimos. Assim, fica fácil perceber que um robô investidor não é uma tecnologia de outro mundo, sem qualquer influência humana, uma vez que ele é construído por humanos, segue regras definidas por humanos e é também controlado por humanos, que podem iniciá-los e pará-los quando quiserem. São muitas as vantagens em se investir com robôs, como veremos a seguir.

Quais as vantagens em colocar seus investimentos no “piloto automático”?

A primeira delas é que o trader pode deixar vários robôs investidores operando a partir de uma ou mais estratégias ou setups e se dedicar a outras coisas. Além disso, ele não corre mais o risco de ir fazer qualquer coisa e deixar de lado o computador e seus gráficos, perdendo boas oportunidades de compra ou venda. Por fim e bastante importante: automatizar elimina o fator emocional das suas decisões. Desse modo, as mudanças de preço não farão você agir de forma impulsiva, por medo ou por excesso de confiança.

Mais detalhes sobre as vantagens de se automatizar seu investimento você pode ler clicando no Guia Completo sobre Robôs Investidores .  

O que é o algotrading?

O investimento automatizado só é possível graças a uma área chamada algorithmic trading, ou, algotrading, que está na intersecção de várias outras áreas, como computação, estatística, matemática, finanças, economia e aprendizado de máquina. O algotrading é o processo de realizar negociações por meio de um algoritmo, que nada mais é que uma receita de bolo ou uma sequência de instruções que o computador segue para atingir um certo objetivo, que neste caso é a execução automática de trades. Os algoritmos são interpretados e executados por computadores, que, de forma automática, recebem dados do mercado, os processam e geram sinais que disparam ordens para a Bolsa de Valores, tudo isso seguindo a definição feita pelo trader.

Desse modo, a partir do uso de plataformas eletrônicas, as ordens de quando comprar e quando vender são enviadas em alguns milissegundos para a Bolsa, realizando a ação sem atrasos, algo essencial para garantir a transação no preço desejado.

investimento automatizado na bolsa

O que faço para que a automatização de investimentos dê resultados positivos?

O método mais utilizado pelos traders para a definição de setups e estratégias é a análise técnica/gráfica. Assim, é importante que você, como trader, tenha conhecimento, ainda que introdutório, destas áreas, pois é nelas que se encontram grande parte dos robôs disponíveis no mercado. Esse tipo de conhecimento vai balizar a criação da sua estratégia, que é aquilo que você faria se tivesse acompanhando um gráfico.

Uma vez definida uma estratégia, um ponto essencial é poder testá-la. O que isso significa? Operar com a estratégia em uma simulação, com dinheiro virtual, avaliar o quanto tem ganhado e se as ações do robô condizem com os resultados que espera, garante que você possa reformular seu setup antes de executar ordens de compra e venda com dinheiro real.

Em resumo, uma estratégia poderá obter bons resultados se o trader utilizar uma boa combinação de indicadores, definir valores para os parâmetros que se adequem ao seu perfil de investimento, estabelecer as perdas máximas que ele pode assumir e testar de forma consistente os seus robôs, em especial acompanhando as operações da simulação em tempo real.

Quais parâmetros consigo definir ao automatizar meu investimento?

Os parâmetros definem o que o trader vai escolher para dar as instruções ao robô, garantindo seu controle sobre a estratégia. Ao automatizar seus investimentos por meio de robôs, você define em quais ativos ou derivativos irá operar, o volume financeiro ou de contratos, opções e ações, os valores máximos aceitos de perda ou ganho em cada operação ou dia, as configurações dos indicadores técnicos, como o tipo e o número de períodos de uma média móvel ou os dois níveis do IFR, dentre outros.

É seguro automatizar investimentos? Quais riscos a atividade envolve?

Uma automatização seguirá sempre as mesmas regras, independentemente de emoções, dificuldades que são recorrentes na rotina de um trader, às quais os robôs investidores são imunes.

É importante ter atenção especial em relação à infraestrutura do ambiente em que seus robôs investidores são executados. Se você utilizar uma plataforma de automatização de investimentos na nuvem, ou seja, que não depende de um programa instalado em seu computador ficar aberto e em funcionamento, mas que pode ser acessada online em qualquer lugar, terá maior confiança em relação à operação contínua do seu robô. Plataformas online para automatização de investimentos ficam hospedadas em servidores contratados para estarem funcionando a todo momento, garantindo alta disponibilidade, redundância e baixa latência, fazendo com que você não dependa do seu computador, da internet ou da energia elétrica de sua casa ou escritório.

Para saber mais sobre plataforma de investimento online, clique aqui.

Quais corretoras automatizam investimentos?

Atualmente, a maioria das corretoras de valores possuem integração com alguma plataforma para investir de forma automatizada na Bolsa de Valores. É importante você consultar isso na corretora onde tem conta, mas vale lembrar que as grandes já aderiram a essa comodidade, como XP Investimentos, Rico, Ágora e Gradual.

Preciso fazer algum curso para conseguir automatizar meus investimentos?

Existem hoje diversas opções de plataformas para que você invista de forma automatizada. Como já falamos, há plataformas que exigem que você instale um programa em seu computador e dedique algum tempo para aprender a usá-las. Por outro lado, existem plataformas com interface amigável, facilidade de uso e seguras que pedem que você apenas defina as estratégias que irá utilizar e que permitem que você escolha os valores para os parâmetros dos seus setups. Isto não torna estas plataformas menos poderosas, significa apenas que a infraestrutura do seu robô está sendo cuidada por alguém para você.

Assim, se já investe na bolsa e entende o básico do mercado, não é necessário fazer um curso para operar de forma automatizada. Se você opera seguindo a análise técnica, irá encontrar várias opções no mercado para automatizar suas operações. O conselho essencial é não deixar de se informar sobre as tendências em automatização e as melhores estratégias para escolher uma excelente plataforma para operar com robôs.

Os pontos acima listados são um guia rápido para que você comece a automatizar seus investimentos de forma segura, sem imprevistos, conhecendo os riscos mas também as vantagens.

Você ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Comente.

Co-founder & BizDev da SmarttBot. Apaixonado por investimentos, opera na bolsa desde 2007. Acredita no empreendedorismo e na tecnologia como forma de mudar o mundo. Fã de tudo que é "meio nerd".