“Momento difícil para operar no mercado”

O Mercado de capitais é essencialmente dinâmico e pode apresentar flutuações inesperadas devido a notícias, mudanças na política de juros, câmbio, catástrofes ou simplesmente resultados trimestrais menores do que o esperado no balanço das empresas. Teoricamente, esse é o comportamento esperado do Mercado: precificar os novos eventos, à medida que surgem.

 

Acontece que essa precificação pode afetar a estrutura básica dos preços, temporária ou definitivamente: novos níveis de volatilidade podem surgir, alteração do peso de ações na composição dos índices e até mesmo a interrupção das negociações de uma ação na Bolsa. E tudo isso pode comprometer a performance do seu robô.

 

Como?

 

Um exemplo: seu robô estava configurado com um target (objetivo de lucro) de “X” e um stop-loss (limite contra perdas) de “Y”. Tudo corria bem: o robô operava gerando lucros consistentemente, pois estava adequado ao cenário do Mercado. De repente, a mudança de volatilidade ou de comportamento do ativo passa a afetar a estratégia do robô: onde havia ganho, começa a  haver perda.

 

Para um robô passar de ganhador a perdedor basta por exemplo que o stop-loss, que antes era “correto” ou “adequado”, se torne “muito curto”, por conta do aumento de volatilidade. Pronto: o robô começa a ser “stopado” com mais freqüência, e isso afeta a curva de resultados.

 

O outro cenário é o movimento do ativo mudar de repente, passando a demonstrar comportamento errático, de ruído: aquele ponto de entrada (setup) que antes posicionava o robô num movimento de preço favorável e gerava lucro, se deteriora. Então o target (objetivo de lucro) não é mais alcançado com a mesma freqüência… E o lucro deixa de acontecer, afetando a performance.

 

Esses dois exemplos simples demonstram que o robô só é “vencedor” quando está adequado ao Mercado, tanto em setup (ponto de entrada) como em níveis de target e stop.

 

Por esse motivo é importante criar um robô “robusto”, ou menos sensível a mudanças do Mercado. A outra forma de resolver o problema seria criar um robô “adaptativo”, que acompanhe as mudanças. Ambos, porém, são desafios muito grandes!

 

Para ajudá-lo com esses desafios, a SmarttBot oferece a primeira MENTORIA de investimento automatizado do Brasil, gratuita para todos os usuários da plataforma!  Essa MENTORIA consiste em reuniões de estudo no formato webinar, onde você irá adquirir os conhecimentos que faltam para operar com sucesso de forma automatizada.

 

Nessa MENTORIA você verá:

 

  1. A melhores práticas na calibragem de robôs;
  2. Como encontrar configurações vencedoras usando a ferramenta de Backtest;
  3. A forma correta de gerenciar o risco;
  4. Tudo sobre como combinar os indicadores.

 

Além disso, a MENTORIA é o espaço para tirar dúvidas, testar novas ideias e aprender como elevar seus resultados para um novo patamar.

 

Clique no link abaixo para garantir sua vaga no próximo encontro da MENTORIA:

 

 

 

SmarttBot

No mercado há 7 anos, a SmarttBot é uma empresa de tecnologia especializada em investimento automatizado na Bolsa de Valores.