Por que usar uma plataforma online de automatização de investimentos na Bolsa?

O investimento automatizado depende de plataformas capazes de realizar pelo menos duas coisas: processar os dados da bolsa de valores (market data) e realizar o roteamento de ordens, ou seja, executar de forma automática as operações de compra e venda ao longo do dia de acordo com os dados do mercado. Nesse contexto, existem muitas possibilidades de estratégias que podem ser utilizadas para gerar robôs. Mas por que operar em uma plataforma online de automatização de investimentos e deixar de lado os sistemas convencionais?

Existem plataformas de robôs investidores já conhecidas no mercado que dependem de internet e energia elétrica contratadas pelo próprio trader para funcionar, bem como a instalação de um software em seu computador. Por outro lado, há opções de plataforma online de automatização de investimentos onde toda a tecnologia, do sistema aos robôs, ficam seguros em um servidor na nuvem, sem depender do computador do investidor.

Por que automatizar seus investimentos em uma plataforma online? Existem vários motivos para isso e nós mostramos eles abaixo:

Mobile trading: acesso de todos os dispositivos

Você não precisa se limitar a acompanhar gráficos, resultados de investimentos automatizados ou até o desempenho do seu robô somente via computador. Isso faria com que seu gerenciamento fosse dependente de uma máquina com determinado software instalado. A boa notícia é que esse tipo de problema não existe ao usar uma plataforma na nuvem.

Um dos maiores benefícios de uma plataforma online é que ela pode ser acessada de qualquer lugar, a qualquer momento e em qualquer dispositivo. A única condição é que haja internet para que o investidor possa acessar e ter controle dos trades acompanhando seus robôs investidores até pelo celular. Desse modo, sempre que estiver com o smartphone na mão, o trader pode aproveitar para avaliar seu desempenho e até para reconfigurar a estratégia ou testar um novo robô.

Fuja de problemas que afetam seus trades

Quem opera com robôs investidores em plataformas que precisam ser instaladas no computador lida com problemas de instabilidade e lentidão da própria máquina e momentos em que o sistema pode até travar. Isso afeta o acompanhamento das entradas e saídas e, principalmente, a velocidade de ação do robô. Em operações curtas isso pode fazer com que o investidor tenha atrasos ou perca os preços, se expondo a um possível maior slippage, que é a diferença entre o preço real de execução de uma ordem e o seu preço teórico, ou seja, a diferença entre o preço em que a ordem foi executada na bolsa e o preço em que ela deveria valer de acordo com as regras do robô.

Outro problema é o investidor depender da sua própria internet e energia elétrica, que ainda hoje, no Brasil, são serviços que frequentemente têm momentos de instabilidade, principalmente quando são residenciais. Uma falha na conexão com a internet ou a queda de energia já podem levar a situações de alta exposição ao risco, em especial se isto ocorrer quando o seu robô estiver posicionado em uma operação. Imagine que em um momento desses o mercado caminhe com alta volatilidade contrário ao seu trade e facilitando para que seu stop loss seja atingido? Seu robô não terá conexão com a bolsa para encerrar sua posição, fazendo valer a “Lei de Murphy” e não as regras da estratégia.

Uma plataforma de investimento automatizado na nuvem evita esses problemas, já que todo o sistema, o recebimento do market data, a execução das regras do robô e o roteamento de ordens não são afetados pelas condições da máquina do trader. Toda a infraestrutura é criada e mantida por profissionais em servidores de empresas que garantem altos níveis de serviço como Amazon, Google ou Microsoft.

Conte com suporte especializado

Quem tem uma estratégia automatizada para operar um robô em plataformas gráficas terá um suporte para falar sobre os robôs e outro para falar de problemas da plataforma, afinal, são pontas distintas oferecendo produtos diferentes a partir de um serviço.

Quando o trader opta por utilizar plataforma e robôs de um mesmo sistema, online e em um servidor independente da sua máquina, ele consegue acionar o suporte com mais agilidade, além de ter qualquer problema resolvido mais rápido e de forma segura.

Como escolher uma plataforma online de automatização de investimentos?

Além de permitir operar com robôs de diversas estratégias, uma plataforma online de automatização de investimentos eficiente, segura e que faça questão de garantir a satisfação dos clientes deve:

  • ter uma interface amigável e ser simples de navegar, adaptável para computador, smartphone, tablet e afins;
  • permitir que os clientes  automatizem qualquer tipo de estratégia;
  • permitir integração com diversas corretoras;
  • oferecer um bom atendimento em caso de dúvidas e ações inesperadas do robô;
  • acima de tudo, ser um produto de qualidade que realmente atenda as demandas de um trader;

Usar uma plataforma online de automatização de investimentos traz muitos benefícios para a rotina e segurança do trader. E tão importante quanto ter essas vantagens, é ter a certeza de que você está utilizando um sistema de confiança, simples de usar e acompanhar.

Qual plataforma para automatização de investimentos você usa? Deixe seu comentário ou suas dúvidas nos comentários.

 

Mateus Lana

Co-founder & BizDev da SmarttBot. Apaixonado por investimentos, opera na bolsa desde 2007. Acredita no empreendedorismo e na tecnologia como forma de mudar o mundo. Fã de tudo que é "meio nerd".