Quais os motivos que te impedem de ter progresso com robôs traders

Se você chegou até este post, é possível que tenha sofrido alguma perda financeira utilizando uma estratégia de investimento. Talvez essa perda tenha afetado seu capital de forma significativa, levando à necessidade de parar com as operações, pelo menos temporariamente.

Esse momento ocorreu com praticamente todos os investidores que hoje chamamos de “investidores de sucesso”. Todos, em algum ponto de suas carreiras, tiveram que “parar e reavaliar”.

Entendemos que deve ser um momento doloroso, frustrante e até desesperador, em alguns casos. Às vezes o investidor coloca em risco uma parcela de capital maior do que poderia suportar.

Apesar disso, estamos aqui para dizer que esse é um momento MUITO IMPORTANTE na sua carreira de trader/investidor automatizado: esse é o “chamado” para que você reavalie os principais obstáculos que estão impedindo o seu progresso rumo ao trading/investimento bem sucedido. Este é o momento para refletir:

  • Se o seu capital estava adequado ao número de contratos que você vinha operando;
  • Será que você não estava assumindo um risco maior do que o necessário?
  • Se as configurações do seu robô estavam condizentes com a realidade do mercado;
  • Objetivos de lucro muito pequenos em comparação com o tamanho do stop levam a diversos ganhos em seqüência, mas basta uma perda grande (stop muito longo) para levar embora boa parte dos lucros. E se tiver algumas perdas grandes em seqüência, logo estará removendo parcela importante do seu capital. Seria este o problema com o seu robô?
  • Stops muito pequenos, justos, “para não arriscar muito”, levam a uma seqüência de perdas, criando o cenário de risco que se desejava evitar. Seu robô operava dessa forma?
  • Reflita na possibilidade de não operar um robô só, ou somente uma “abordagem” ou estratégia. Vale a pena criar um portfólio de robôs, diversificando em: seguidores de tendência, operações contra-tendência, rompimentos, estratégias para mercado neutro, etc.

Se você for como a maioria dos investidores que começa a negociar com robôs, as informações acima, e as tarefas que elas demandam, podem ser um excelente ponto de partida.