Tester da SmarttBot vence competição nacional de algotrading

André França, Tester da SmarttBot, foi o grande vencedor do Opening Challenge, a primeira competição do portal Stratsphera, patrocinado pelo Banco BTG Pactual e dedicado ao desenvolvimento de algoritmos de investimento.

No desafio, que ocorreu de 18 de junho a 16 de agosto de 2018, os participantes deveriam desenvolver uma estratégia de investimento a partir da base de dados fornecidos pela plataforma. Os algoritmos foram testados de acordo com os critérios de desempenho estabelecidos em dois cenários: mediante a utilização de dados históricos de um determinado período e através de dados diários em tempo real.

André França, Analista de Qualidade de Estratégias na SmarttBot

“O desafio foi dividido em uma etapa de backtest e outra de paper trading. Na etapa de backtest, a proposta era criar um algoritmo de investimento que desempenhasse bem em critérios de risco e retorno desde 2014. Essa estratégia seria executada por volta de 20 dias seguintes ao final desta etapa, sem que o competidor pudesse alterá-la”, conta França.

“Durante o período de paper trading, a cada dia que passava eu ia ficando mais confiante, pois minha estratégia estava mantendo a boa performance que teve durante o backtest, o que nem sempre ocorre”, complementa.

Ele também afirma que o ambiente de trabalho o ajudou na competição: “O ambiente da SmarttBot é bem propício para isso, pois me permitiu discutir algumas ideias com meus colegas. Além disso, por ser Tester, sempre busco melhorar nos detalhes e aumentar a qualidade das estratégias para nossos clientes, isso certamente me ajudou”.

França se diz muito feliz por ter vencido a competição e reconhece a importância desse tipo de iniciativa para fomentar o mercado. “Considero iniciativas como essa, realizada pelo Stratsphera, e o 1º Campeonato Brasileiro de Robôs Investidores, promovido pela SmarttBot, muito importantes para ajudar a divulgar e desenvolver a comunidade de investimento automatizado no Brasil”, conclui.

Aqui, toda a equipe comemora junto e parabeniza o André França por essa conquista, porque acreditamos no poder de performance de cada pessoa que colocamos ao nosso lado para construir a SmarttBot.

 

Nicole Lima

Completamente apaixonada por arte, finanças e comunicação. Nicole Lima é formada em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas. Trabalha com comunicação estratégica e marketing na SmarttBot.