6 minutos para ler

Índice de força verdadeira: o que é e como usar

Pontos-chave:

– O Índice de Força Verdadeira (IFV) é o indicador que alerta sobre a alteração da tendência dos ativos, baseado nos preços e na sua média móvel exponencial.

– A oscilação do IFV caminha por territórios positivos e negativos.
Quando a curva do índice cruza acima da linha, pode ser usado como um sinal de compra e, quando cruza abaixo, um sinal de venda.

– Quando acontecem as divergências, ou seja, os preços dos ativos estão incompatíveis com a direção apontada pelo IFV, no geral, há um alerta de reversões de tendência.

– O IFV diferencia-se do Índice de Força Relativo, que sinaliza o fim das tendências, estimando os movimentos de quedas e subidas do ativo, correlacionando suportes e resistências.

Leia Mais
5 minutos para ler

O que é a estratégia de market making e como ela é aplicada

Pontos-chave:

– A essência da estratégia de market making está no comprometimento com a compra e venda dos mesmos ativos, a fim de assegurar liquidez dos papéis e lucrar com o spread entre as ordens de compra e venda do livro de ofertas.

– O market making é conduzido por grandes agentes do mercado financeiro que devem ser devidamente regulamentados pela B3.

– Os riscos do market making são reduzidos, uma vez que seus operadores definem os preços de venda e compra dos papéis.

– O RLP traz consigo à liquidez para as negociações dos investidores pessoas físicas e é outra via em que a corretora é a contraparte.

Leia Mais
4 minutos para ler

Retração de Fibonacci: o que é e como utilizar no day trading

Pontos-chave:

– Retração de Fibonacci é mais um recurso da análise técnica que contribui para a interpretação do gráfico e estudo das movimentações dos preços dos ativos.

– Entre dois pontos extremos de um gráfico, a distância vertical é dividida de acordo com as taxas levantadas por Fibonacci: 23,6%, 38,2%, 50%, 61,8% e 78,6%.

– A partir da definição destas linhas, os traders adeptos às retrações de Fibonacci podem apontar as linhas de suporte e resistência, o que dá segurança na identificação de tendências.

– Com as retrações de Fibonacci, também é possível a definição de ordens de stop-loss e preços alvos, de acordo com as linhas traçadas.

Leia Mais
CARREGAR MAIS CONTEÚDOS

Robôs SmarttBot