Pontos-chave:
- O Volume Weighted Average Price (Preço Médio Ponderado por Volume), ou VWAP, é um dos indicadores mais úteis para um trader.
- Ele é uma média móvel em que os grandes volumes têm peso maior.
- Muito usado por investidores institucionais, o VWAP ajuda a entender o nível dos preços em relação à média que foi negociada. Esta operação pode auxiliar a determinar tendências em períodos fracionados de um dia.
- O VWAP aparece como uma única linha nos gráficos intradiários (1 minuto, 15 minutos e assim por diante), semelhante à aparência de qualquer outra média móvel.
- O que é o VWAP?
- Como é calculado o VWAP?
- Como posso usar o VWAP para meus trades?
- Limitações do VWAP
- Dica Smartt
No mercado de capitais, acontece frequentemente de um ativo estar sobrecomprado ou sobrevendido. O VWAP é o indicador que utiliza o preço baseado em todas as negociações em um período específico. Desta forma, há a avaliação de como foi a transação do ativo naquele dia. Saiba mais sobre esta média, que é uma das referências usadas pelos investidores. Leia abaixo este guia e entenda o que é o VWAP e como usá-lo para melhorar seus trades.
O que é o VWAP?
Do inglês, Volume Weighted Average Price, VWAP é uma média móvel ponderada pelo volume financeiro das negociações de um ativo. Pode ser usado em qualquer período, mas costumeiramente ele é um indicador intradiário, ou seja, os dados são olhados por intervalos do dia. Ele é plotado junto ao preço e se reinicia a cada pregão.
Como explicamos neste outro texto, o volume financeiro negociado de um ativo é capaz de dar importantes indícios de uma alta brusca ou uma tendência de queda. Sendo que para uma tendência se manter forte, é preciso que boa parte do mercado entre, não basta somente uma instituição mover o preço. Isto significa que se o volume não confirmar a tendência, ela provavelmente vai se dissipar.
Diferente das outras médias móveis, que dão peso ao tempo, o VWAP enaltece o volume financeiro, o que facilita a identificação de movimentos de grandes instituições financeiras. Com isso, é possível, em média, visualizar como o mercado está comprado ou vendido.
Este é um dos motivos pelo qual os investidores institucionais gostam tanto deste indicador. Reconhecendo a média, eles conseguem descobrir se sua mesa está fazendo um bom trabalho, sistematicamente, comprando abaixo da média do mercado e minimizando os custos de transação.
O VWAP pode ser usado como benchmark de eficiência, em que ele é referência para pagamento de comissões para os profissionais, que são remunerados para executar as melhores ordens no mercado. Este indicador também possibilita encontrar pontos de maior e menor liquidez de ativos.
Algumas corretoras oferecem aos seus clientes institucionais o chamado Guaranteed VWAP Execution, ou “Execução Garantida na VWAP”, que é a possibilidade de um robô executar a ordem exatamente no preço deste indicador e garantir que a instituição fez um bom negócio.
Como é calculado o VWAP?
O VWAP é calculado através da fórmula de média ponderada que aprendemos na escola:
Ou seja, o preço de cada período i é multiplicado pelo volume da mesma data e então somado, para seu resultado ser então dividido pelo somatório do volume ao longo do número de períodos escolhidos n.
Essa fórmula simples traz uma propriedade extremamente interessante: diferente de outros indicadores e médias móveis, o VWAP é consistente em janelas de tempo diferentes. Isso significa que o VWAP intradiário é o mesmo que o VWAP quando dimensionado numa janela de tempo diária ou mensal. Isso acontece justamente porque ele é uma média de preços no volume” e não no tempo.
Isso torna possível a uma corretora prometer uma execução no VWAP e não gerar confusão com a janela de tempo usada, além de ser utilizado como benchmark de eficiência.
Como posso usar o VWAP para meus trades?
Para quem utiliza este indicador, uma das estratégias mais usadas está em comprar quando o preço está inferior ao VWAP e vender quando estiver acima dele. Esta operação usa o clássico princípio do retorno à média, que considera comprar o ativo abaixo da média que o mercado pagou. Esse trade permite uma entrada mais assertiva e eficiente, dando uma margem a frente dos outros players.
Se quiser turbinar essa tática de retorno à média, é recomendável usar as Bandas de Bollinger junto com o VWAP. Esse indicador consiste em três curvas: uma média móvel (que vamos usar a VWAP); e duas “bandas”, que são curvas de dois desvios padrões acima e abaixo da média de referência. Assim, você não leva em consideração apenas o preço e o volume, mas também a volatilidade a qual o ativo está sujeito. Desta maneira, o trader consegue ter uma referência visual e numérica de quão distante o ativo realmente está da VWAP e entender melhor o risco e retorno do retorno à média.
Assim como traders usam preços acima de médias móveis para confirmar uma tendência, é possível se utilizar da mesma metodologia com o VWAP, sendo que ele esperaria o preço acima dela para seguir a tendência. Por isto, o indicador pode ser aplicado em operações de momentum também.
Limitações do VWAP
Diferente das médias móveis aritméticas e exponenciais, não há como criar um indicador VWAP mais ou menos responsivo variando o período, já que ele é baseado no volume. Sendo assim, uma gama de estratégias interessantes de cruzamento de médias ou divergências de médias é inviável.
Outro ponto de atenção é que o VWAP sempre se “reinicia” se estivermos olhando para um intervalo entre o dia. Isso significa que o uso dele como indicador para diversos períodos deve ser feito com atenção, somente depois de bastante estudo, pois é possível ter distorções.
Por último, em momentos de forte tendência, o VWAP pode se manter por longos períodos abaixo ou acima do preço, dando a impressão de um ativo sobrecomprado ou sobrevendido, acusando falsos alertas. É preciso atenção aos detalhes do gráfico e aos outros indicadores.
Dica Smartt
O VWAP é extremamente valioso para um trader por facilitar a visualização do impacto de grandes gestoras do mercado. Um pequeno investidor pode ganhar uma grande vantagem para surfar nas tendências e pullbacks eventuais. Usando um robô para obter maior agilidade, as vantagens se tornam ainda mais interessantes. Quer usar o VWAP de maneira automatizada e ter mais eficiência nos seus trades? Conheça então a estratégia Tangram Plus, uma estratégia 100% SmarttBot!