Bebê abandonado, engolfo e harami: aprenda a operar esses padrões gráficos

Sincronize seus trades com um profissional - Saiba mais

Pontos-chave: 

  • Bebê abandonado, engolfo e harami são padrões de reversão identificados nos gráficos e ocorrem tanto em tendência de alta como de baixa.
  • Para identificar e analisar os padrões bebê abandonado, engolfo e harami deve-se reconhecer as regiões de suporte e resistência.
  • O aperfeiçoamento do reconhecimento desses padrões na análise gráfica precisa de tempo de tela e sua aplicabilidade é recomendável diante de stops definidos, de preferência, em operações automatizadas.

Ao identificar os comportamentos dos ativos no gráfico, operadores buscam prever padrões e, desta forma, ter impressões dos momentos mais oportunos para a negociação.

Bebê abandonado, engolfo e harami são padrões de candles que sinalizam movimentos de reversão, oferecendo insights dos momentos  ideais de entrada e saída do trade. 

Siga a leitura para melhor entendimento dos padrões bebê abandonado, engolfo e harami, como identificá-los no gráfico e como aplicá-los em suas operações de day-trade.

Compreendendo gráficos de candlesticks e análise gráfica

Seja por barras ou velas, o gráfico é um dos principais recursos dos adeptos da análise técnica para compreensão das movimentações dos ativos financeiros e do comportamento do mercado.

O gráfico de velas, também conhecido como candlestick, teve origem no Japão no início do século XVIII. Sua constituição refere-se aos preços que já ocorreram, o que dá suporte para que, a partir do estudo dos comportamentos dos ativos analisados, existam os padrões gráficos.

Contendo um candlestick ou mais, os padrões gráficos qualificam-se entre continuação ou reversão de tendências, diante das impressões de movimentação de preços dos ativos. 

O que é um bebê abandonado?

Bebê abandonado é um dos padrões de reversão e é composto por três candles, sendo eles um primeiro de corpo longo e pouca sombra, seguido por um candle de corpo curto e que esteja posicionado com gap em relação ao anterior e, por último, outro candle de corpo longo e pouca sombra que também tenha um gap comparado ao segundo.

Por ser um padrão de reversão, pode ocorrer então em uma região de suporte, revertendo a tendência de baixa para alta, ou em uma região de resistência, revertendo a tendência de alta para baixa.

Como interpretar o bebê abandonado no gráfico?

Para melhor interpretação do bebê abandonado, deve-se procurar o padrão em regiões de suporte e resistência. Veja abaixo:

Onde:

  1. Em uma tendência de baixa, forma-se um candle com corpo longo de baixa e pouca sombra, mostrando uma impulsão da força vendedora.
  2. O segundo candle é formado com um pequeno corpo (preferencialmente de alta) e posicionado com gap em relação ao primeiro candle. Este candle mostra que os vendedores perderam força, equilibrando assim com os compradores.
  3. O terceiro candle é formado com um corpo longo de alta e pouca sombra. Este candle também é posicionado com gap em relação ao segundo e expressa que a força está na compra, impulsionando assim a reversão da tendência para a alta.

Onde:

  1. Em uma tendência de alta, forma-se um candle com corpo longo de alta e pouca sombra, mostrando uma impulsão da força compradora.
  2. O segundo candle é formado com um pequeno corpo (preferencialmente de baixa) e posicionado com gap em relação ao primeiro. Este candle mostra que os compradores perderam força, equilibrando assim com os vendedores.
  3. O terceiro candle é formado com um corpo longo de baixa e pouca sombra. Este candle também é posicionado com gap em relação ao segundo e expressa que a força está na venda, impulsionando assim a reversão da tendência para a baixa.

O que é engolfo?

Seguindo com os padrões de reversão, o engolfo é um padrão composto por dois candles e também deve ser analisado em regiões de suporte e resistência.

Na sua composição tem se um primeiro candle na direção da tendência e um segundo na direção contrária, onde o segundo candle envolve todo o corpo do primeiro, não necessariamente envolvendo a sombra.

Como interpretar o engolfo no gráfico?

Para melhor interpretação do engolfo, como descrito anteriormente, deve-se procurar o padrão em regiões de suporte e resistência. Veja abaixo:

Onde:

  1. Em uma tendência de baixa, forma-se um candle de baixa, confirmando a direção da tendência.
  2. O segundo candle é de alta e é formado envolvendo todo o corpo do primeiro, não é preciso envolver o pavio do primeiro candle. Isso mostra que o segundo candle teve uma abertura abaixo do fechamento do primeiro, mas mesmo assim, a força de compra superou a de venda e o fechamento do segundo candle se dá acima da abertura do primeiro, indicando uma impulsão para compra e consequentemente invertendo a tendência para alta.

Onde:

  1. Em uma tendência de alta, forma-se um candle de alta, confirmando a direção da tendência.
  2. O segundo candle é de baixa e é formado envolvendo todo o corpo do primeiro, não é preciso envolver o pavio do primeiro candle. Isso mostra que o segundo candle teve uma abertura acima do fechamento do primeiro, mas mesmo assim, a força de venda superou a de compra e o fechamento do segundo candle se dá abaixo da abertura do primeiro, indicando uma impulsão para venda e consequentemente invertendo a tendência para baixa.

Agora o que significa harami? 

O próximo padrão de reversão o é o harami, também conhecido como mulher grávida. 

Apesar de ser qualificado enquanto um padrão de reversão, o harami pode apenas ser um breve fôlego que o preço toma para continuar a tendência, por isso é preciso confirmação diante de outros indicadores. 

O harami é formado por dois candles, sendo o primeiro de corpo longo na direção da tendência e o segundo de pequeno corpo (em qualquer direção), sendo que o segundo deve estar embutido no intervalo do corpo do primeiro, o que traz a analogia à mulher grávida.

Como interpretar o harami no gráfico?

Para melhor interpretação do harami deve-se procurar o padrão em regiões de suporte e resistência. 

Onde:

  1. Em uma tendência de alta, forma-se um candle de corpo longo de alta, confirmando a direção da tendência.
  2. O segundo candle formado tem um pequeno corpo que está embutido no intervalo do corpo do primeiro candle. Não há necessidade do segundo candle ser contrário à tendência, podendo ser de alta ou de baixa. A ideia por trás desse padrão diz respeito à perda de força dos compradores.

Onde:

  1. Em uma tendência de baixa, forma-se um candle de corpo longo de baixa, confirmando a direção da tendência.
  2. O segundo candle formado tem um pequeno corpo que está embutido no intervalo do corpo do primeiro candle. Não há necessidade do segundo candle ser contrário à tendência, podendo ser de alta ou de baixa. A ideia por trás desse padrão diz respeito à perda de força dos vendedores.

Dica Smartt

Bebê abandonado, engolfo e harami são padrões gráficos de reversão, que quando identificados nos níveis de suporte e resistência, podem acrescentar informações ao operador, principalmente quanto aos momentos ideais de entradas e saídas do trade.

Ter segurança nas oportunidades de negociação reflete em operações bem-sucedidas que acumulam lucros ao operador. Entretanto, sempre é bom lembrar da importância do posicionamento do stop loss.

Dentro do gerenciamento de risco ainda é possível optar por soluções tecnológicas que automatizam as operações e que alertam quando um padrão se mostra mais ou menos confiável.

Quer automatizar suas operações com a maior plataforma de robôs traders do Brasil? Clique aqui e faça uma simulação gratuita com os robôs da Smarttbot!

#SmarttBot: nossa tecnologia em suas mãos!

imagem: automatize seus trades com nossa plataforma - mascote botinho smarttbot e imagens de candles em um balão de fala