Extensão de Fibonacci: como utilizar no day trade

Sincronize seus trades com um profissional - Saiba mais

Pontos-chave: 

  • A extensão de Fibonacci é utilizada para identificar as melhores regiões de negociação de um ativo financeiro. 
  • A ferramenta de extensão de Fibonacci não deve ser utilizada sozinha, mas sim em complemento com outros recursos como a retração de Fibonacci e as Ondas de Elliot.
  • A extensão de Fibonacci é aplicada no gráfico e seu desenho é de fácil identificação.

O legado do matemático Fibonacci que viveu no século XVIII ainda é altamente aplicável nos dias atuais, o que inclui o mercado financeiro e o mundo dos investimentos. A sua sequência 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89,144, 233, 377… é suporte para o levantamento de indicadores que são  importantes recursos  para os adeptos da análise técnica.

A extensão de Fibonacci é um desdobramento da sequência clássica citada anteriormente e acrescenta algumas interpretações à movimentação dos ativos financeiros no gráfico. Ao sinalizar até onde um preço pode ir, a extensão de Fibonacci traz mais clareza quanto aos momentos ideais de entrada e saída das operações. 

Continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber sobre a extensão de Fibonacci e como ela poderá ser utilizada em seus trades.

Para começar, como a sequência de Fibonacci é aplicada no mercado financeiro?

A sequência de Fibonacci, mais do que uma série numérica, é uma referência para a demonstração de proporções. Ao ser aplicada na análise dos ativos financeiros, ela é utilizada para prever tendências, considerando os pontos de expansão ou retração.

Proporção Áurea é o nome das porcentagens encontradas ao manipular os números da sequência.  Os níveis de extensão de Fibonacci mais comuns são 61,8%, 100%, 161,8%, 200% e 261,8%.

Sendo assim, ao analisar a movimentação de um ativo financeiro, é preciso definir topos e fundos para que, ao serem calculados, perante um nível de extensão de Fibonacci, o investidor tenha uma projeção do preço máximo que um ativo pode alcançar e, sendo assim, identifique o melhor momento para iniciar ou encerrar uma operação.

O que é a extensão de Fibonacci? 

A extensão de Fibonacci é uma ferramenta que sinaliza ao investidor até onde a próxima onda de preços pode se mover. Estampada nos gráficos, ela é de fácil visualização e sua aplicabilidade reforça sua eficiência na cultura dos adeptos à análise técnica dos ativos financeiros.

Entretanto, a extensão de Fibonacci é um recurso com riscos quando utilizada sozinha. Portanto, seu uso deve acontecer simultaneamente a outros indicadores e outras ferramentas da análise técnica. 

Por meio da extensão de Fibonacci, é possível visualizar quais são as melhores regiões de compra e venda do ativo negociado, dessa maneira o recurso é útil para quem busca a definição de um preço-alvo dentro de uma tendência estabelecida. 

Como traçar a extensão de Fibonacci?

Para calcular a extensão de Fibonacci, são traçadas linhas horizontais conforme a série numérica de Fibonacci em referências proporcionais. Por isto, é importante delimitar os preços de referência para que, ao serem calculados pela porcentagem, possam indicar as ondas de impulso destes ativos.

Na ferramenta de extensão de Fibonacci, os principais níveis definidos são de 61,8% e 161,8% podendo haver extensões adicionais. Então, após uma retração e da aplicação da teoria das ondas de Elliot, há a identificação dos preços-alvo.

Como aplicar a extensão de Fibonacci no day trade?

As extensões de Fibonacci são áreas importantes para as tomadas de decisão, em que o preço pode estar em seu pico ou pode ainda não parar e, ainda, com a possibilidade de reverter rapidamente. De toda maneira, torna-se uma régua para que você delimite seus preços-alvo diante de um ativo.

Repare nesta ilustração, as extensões perfeitas nos valores de referência 61,8%, 100%, 161,8% e 261,8%.

É possível visualizar que a expansão de Fibonacci é uma ferramenta complementar à retração de fibonacci. O movimento é traçado com a primeira onda de Elliot, que se inicia no A e vai até B. O segundo traço corresponde a segunda onda  (B ao C). Dentro dessa lógica, o ponto C é a região ideal para a compra e deve ser carregada até as projeções da extensão onde há a chance de lucro.

A ferramenta de extensão de Fibonacci indica os níveis que uma tendência poderá alcançar após uma correção. Mas atenção, é altamente apropriado o uso de outros indicadores para confirmar o movimento, principalmente aos investidores em day trade, que operam com alto volume.

Qual a diferença entre extensão de Fibonacci e retração de Fibonacci?

A retração de Fibonacci é muito utilizada para identificar um movimento de recuo no preço de um ativo em grande proporção, esse movimento deve ir ao encontro do patamar de resistência nos pontos de Fibonacci, antes que ele retorne a sua tendência original. 

Já a Extensão de Fibonacci é, na verdade, uma ferramenta complementar à retração de Fibonacci e serve para projetar os objetivos para o ativo, assim como patamares de suporte e resistência. Ambos são recursos inerentes aos adeptos da análise técnica para observação dos ativos financeiros no gráfico e acompanhamento do mercado.

Expansão de FibonacciRetração de Fibonacci
Prever o potencial alcance de um movimento de preço e níveis de suporte e resistênciaIdentificar níveis de suporte e resistência
Determina o fim da terceira ondaAlerta sobre potenciais reversões de tendência
As extensões de  61,8%e 161,8% são as mais importantes para o trader, podendo ser utilizadas ainda as de 261,8% e 423,6%As retrações de 38,2% e 61,8% são as mais importantes para o trader, mas podem ser utilizadas ainda 23,6%, 50% e 100%
Utilizada para operar uma linha de tendência.Muito utilizada para definir o stop loss.

Quais são as vantagens e desvantagens da extensão de Fibonacci?

Uma das grandes vantagens na extensão de Fibonacci é que devido à sua popularização ao longo do tempo, ela pode ser facilmente encontrada em qualquer plataforma gráfica. A ferramenta, através de seu desenho, com pontos bem definidos, pode ser interpretada com muita facilidade. 

Por outro lado, apesar de ser uma ferramenta de fácil utilização, para um bom desempenho com a expansão de Fibonacci,  é exigido do trader um alto conhecimento de topos e fundos, além do domínio da análise gráfica.

Para o trader iniciante, uma forma de mitigar os riscos é optar pela automatização das extensões de Fibonacci que projeta essa e outras ferramentas da análise técnica automaticamente para um melhor resultado.

Dica Smartt

A interpretação gráfica é essencial para quem busca aprimorar suas competências como investidores profissionais, especialmente para quem quer atuar no day trade. Na análise técnica, o Fibonacci é utilizado para prever tendências a partir de pontos de extensão e retração, além de ilustrar os níveis de atenção que auxiliarão o trader nas entradas e saídas de uma operação. 

As extensões de Fibonacci destacam-se na projeção dos preços e no estabelecimento de metas individuais do trader. Entretanto, o Fibonacci, seja em extensão ou retração, não deve ser utilizado de forma individual. Para ter um diferencial é preciso combinar com indicadores e outros recursos buscando obter uma leitura mais completa das oportunidades.  

Quer automatizar suas operações com a maior plataforma de robôs traders do Brasil? Então clique aqui e faça uma simulação gratuita com os robôs da Smarttbot!

#SmarttBot: nossa tecnologia em suas mãos!

imagem: automatize seus trades com nossa plataforma - mascote botinho smarttbot e imagens de candles em um balão de fala