Doji, marubozu, e pião (spinning top): conheça esses padrões de candles para melhorar suas operações

Sincronize seus trades com um profissional - Saiba mais

Pontos-chave: 

  • As figuras doji, marubozu e pião, se bem utilizadas, são recursos que sinalizam os momentos mais oportunos na compra e venda de ativos financeiros.
  • Apesar dos três padrões de velas aparecerem em momentos de possível reversão de tendência, eles possuem diferenças.
  • Essas figuras podem ser encontradas no gráfico e seu desenho é de fácil identificação.

A análise técnica é utilizada por investidores que visam identificar as oportunidades para a compra e venda de algum ativo financeiro com foco no lucro. Esse método estuda os movimentos do mercado através das projeções dos ativos financeiros nos gráficos.

O price action é uma forma de análise técnica que se utiliza das velas para representar os ativos e seus preços de abertura e fechamento. 

Com o tempo de tela, é possível identificar padrões gráficos, como o doji, marubozu e pião, que ajudam os investidores a terem uma previsão de movimento de determinado ativo. 

Continue a leitura e amplie seus conhecimentos sobre análise técnica e as figuras doji, marubozu e pião que podem facilitar a identificação dos momentos ideais de compra e venda de ativos financeiros.

O que é um doji?

O doji é uma vela que representa a indecisão dos grandes players do mercado e possui a característica de indicar uma provável reversão de tendência. 

Esse candle praticamente não possui corpo, aparentando somente o pavio na figura. Isso ocorre pois apesar da oscilação das cotações do mercado no período de existência dessa vela, os preços terminaram praticamente inalterados. 

Considerando a indecisão do mercado é possível interpretar que em algum momento algum dos lados, seja ele comprador ou vendedor, terá que sobressair fazendo que o mercado tome uma tendência. 

É importante reforçar que somente a presença de um doji no gráfico não é determinante para sua reversão, por isso é preciso observar o volume diário, além de padrões, como o topo duplo e outras ferramentas gráficas.

Existem quatro figuras principais para o doji:

  1. Conhecido também como Doji Star ou Doji estrela, acontece quando há o mesmo comprimento do pavio da vela, o superior e o inferior. 
  2. Doji Pernalta, o pavio inferior é maior que o superior. 
  3. Doji lápide, há somente a presença do pavio superior 
  4. Doji libélula, também conhecido como doji dragonfly, possui somente o pavio inferior. 

A relevância de uma figura de vela tão “apagada” é que ela apresenta uma simetria. Por seu fechamento ser igual a sua abertura, há ali uma representação de indecisão ou incerteza do mercado.

Ao observar quais foram as velas anteriores ao Doji, é possível verificar se existe a chance de mudança na tendência. 

Por exemplo, se você identificou um padrão marubozu e, em um curto período adiante um doji, existe a grande possibilidade da tendência estar perdendo força e consequentemente ocorrer uma potencial reversão de mercado.

O que é marubozu?

O marubozu, apesar de seu nome complexo, é uma figura de extrema facilidade de ser identificada, isso pois essa vela não possui pavios, ou seja, ela é completamente preenchida.

O resultado desta vela é a caracterização de uma grande força compradora ou vendedora durante o período de existência do candle, dessa maneira fica claro que não há indecisão do mercado quanto a direção da tendência.

É comum identificar o marubozu compondo padrões de reversão com o engolfo de alta, engolfo de baixa, nuvem negra, mas nesses casos a leitura deste padrão poderá ser um pouco ambígua e deve ser feita com muita atenção. 

Quando um marubozu surge no início de um movimento significa que há uma força na direção de seu fechamento. Já quando o marubozu surge após um longo período de tendência, pode significar exaustão do movimento. 

O que é um spinning top ou pião?

O spinning top em tradução literal significa pião e possui esse nome pela sua figura, com um corpo curto e um pavio mais alongado (maior que o corpo).

O pavio acima e abaixo do corpo da vela tem a função de mostrar quais foram as cotações máximas e mínimas do candle dentro de um período de negociação. 

Assim como o doji, esse padrão também está apresentando a indecisão do mercado, isso ocorre pois, apesar de apresentar um corpo alongado, a vela se manteve estável.  

A figura do pião é um importante alerta já que a indecisão do mercado pode ser um indicativo de reversão de tendência de curto prazo.

Quais são as diferenças e semelhanças entre doji, marubozu e spinning top?

Apesar de todos os três padrões de velas aparecerem em momentos de provável reversão de tendência, eles possuem algumas diferenças, principalmente em como suas figuras são dadas. 

A maior diferença está no marubozu, o corpo longo e preenchido depende de um outro padrão para que faça sentido. Normalmente, ele irá aparecer dentro de padrões de reversão de tendência e poderá apresentar tanto o início de força de uma nova tendência quanto a perda de força de uma tendência que está chegando ao fim.

Para o doji, os preços de abertura e fechamento devem ser exatamente iguais, isso faz com que o formato do candle seja estreito e sua aparição seja mais rara, uma vez que essa exigência torna a formação da figura muito restrita. O Doji é um indicativo de neutralidade dos mercados e pode variar para uma tendência de alta ou de baixa a depender da vela anterior.

Os piões, apesar de muito semelhantes ao doji, possuem corpos maiores e a abertura e o fechamento da vela estão próximos. Uma das principais diferenças é que no pião sempre haverá pernas longas em ambos os lados, o que é um indicador de alta volatilidade na vela

Apesar do pião indicar uma fraqueza na tendência atual, não necessariamente ele indica uma reversão de tendência. 

Por que é importante reconhecer os padrões de candle?

A interpretação gráfica através dos padrões de candle é essencial para quem busca aprimorar suas competências como investidores profissionais, especialmente para quem quer atuar em operações de day trade. 

Ao aprimorar as habilidades da análise técnica, é aconselhável aplicar indicadores que confirmem os padrões de candlestick. Desta maneira, há mais consistência nas impressões e segurança na tomada de decisão. 

Dica Smartt

Se um doji, pião ou um marubozu surgirem diante de você em um momento de operação, utilize outros recursos como as bandas de bollinger ou outros padrões gráficos para confirmar se as velas estão indicando uma neutralidade de tendência ou reversão.

Historicamente, a utilização de sinais gráficos pode ser bastante eficaz se aliada a outras ferramentas, podendo inclusive fazer a adoção de soluções automatizadas para trazer agilidade e assertividade nas informações. 

Um robô pode multiplicar o número de operações assertivas, além de delimitar os pontos para entrada e saída de operações. Sendo assim, o investidor amplia as chances de lucro e  blinda suas posições.

Quer automatizar suas operações com a maior plataforma de robôs traders do Brasil? Então clique aqui e faça uma simulação gratuita com os robôs da Smarttbot!

#SmarttBot: nossa tecnologia em suas mãos!

imagem: automatize seus trades com nossa plataforma - mascote botinho smarttbot e imagens de candles em um balão de fala