Linha de acumulação e distribuição: o que é e como usar para operar na bolsa

Sincronize seus trades com um profissional - Saiba mais

Pontos-chave: 

  • O indicador fornece informações sobre acumulação e distribuição, ou seja, se há mais compras ou mais vendas do ativo em um determinado período.
  • Pertencente à categoria dos osciladores,  a linha de acumulação e distribuição considera o preço de fechamento, máxima, mínima e volume. 
  • Demonstra sinais das divergências no mercado e quando utilizado com outros indicadores, bem como com o price action, gera boas informações para o operador.

O indicador de acumulação e distribuição destaca-se pelos seus insights alinhados ao comportamento do mercado, desta maneira, o trader tem impressões dos momentos mais oportunos para compra e venda dos ativos. 

Siga a leitura e compreenda como interpretar a linha de acumulação e distribuição no gráfico, aumentando as chances de lucro de suas operações.

Indicador de acumulação e distribuição: o que é e como interpretá-lo?

O indicador acumulação e distribuição ou linha de acumulação e distribuição foi criado com a intenção de contabilizar o fluxo do dinheiro de um ativo, ou seja, quando está acumulando (quantidade de compra maior que a de venda) ou quando está distribuindo (quantidade de venda maior que a de compra).

 A interpretação sobre a acumulação e a distribuição leva em consideração o preço de fechamento, a máxima, a mínima e o volume de um período específico, como mostra a sequência de cálculo abaixo:

  1. Primeiramente deve se calcular o ponto de fechamento (PF):

  • PF entre 0 e 1 representa acumulação.
  • PF entre -1 e 0 representa distribuição
  1. Com o PF calculado é preciso multiplicá-lo pelo volume daquele exato momento para obter o valor do indicador:
  1. Com o valor acumulação/distribuição calculado do momento atual, deve se somar ao valor do momento anterior. O resultado dessa soma vai dando forma à linha de acumulação e distribuição como mostra a figura abaixo:

O que é acumulação?

No mercado financeiro, o termo acumulação é utilizado para indicar quando se tem maior quantidade de compra de um ativo do que de venda, ou seja, os players estão acumulando o ativo.

         Já em referência ao indicador a ideia é a mesma. Assim sendo, temos o significado que a compra supera a venda naquele exato momento e esse dado é representado no indicador por um PF entre 0 e 1, como mostrado no cálculo do indicador.

O que é distribuição?

De forma contrária à acumulação, a distribuição diz respeito em momentos em que se tem maior quantidade de venda do que de compra de um ativo, por sua vez, isso significa que os players estão distribuindo o ativo.

         Sobre o indicador linha de acumulação e distribuição, a ideia também é a mesma. De tal forma que a quantidade de venda supere a quantidade de compra. Esse dado é representado por um PF entre -1 e 0, como mostrado no cálculo do indicador.

Como identificar divergências através do indicador de acumulação e distribuição?

O indicador faz parte do grupo dos osciladores, assim sendo, é qualificado para mostrar divergências, por captar a oscilação do preço e através do volume transacionado mostrar indícios prévios de inversão por meio de uma divergência.

         Em uma divergência de alta tem se o preço formando topo mais baixo que o anterior ou no mesmo nível, enquanto o indicador apresenta um topo mais alto que o anterior. Com isso temos uma inversão da tendência de baixa para a alta. 

Já a divergência de baixa é o oposto da divergência de alta: o preço está formando topo mais alto que o anterior ou no mesmo nível, enquanto o indicador apresenta um topo mais alto que o anterior. Dessa maneira, temos uma inversão da tendência de alta para a baixa:

Indicador de acumulação e distribuição e On Balance Volume (OBV): qual é a relação?

On Balance Volume (OBV) é um indicador da classe dos osciladores, assim como o indicador de acumulação e distribuição. Além disso, ambos são bons indicadores para a análise de divergências e utilizam o preço de fechamento e o volume na composição de seus cálculos.

Entretanto, esses dois indicadores têm metodologias diferentes. O OBV compara o fechamento do período atual com o período anterior, diferentemente do indicador de acumulação e distribuição, que utiliza dados apenas do período atual em sua composição.

Outro fator é que o OBV utiliza o volume de forma simples, enquanto no indicador de acumulação e distribuição, o volume é ponderado pelo ponto de fechamento (PF).

Dica Smartt

Indicadores da categoria osciladores fornecem bons trade systems quando usados com outros indicadores da categoria de rastreadores de tendência como bandas de Bollinger ou até mesmo médias móveis.

Vale a ressalva de que os sinais dos indicadores precisam ser validados com confirmações e também, é importante o pleno entendimento do indicador, a fim de uma leitura ágil e apurada.

Se optar por automações, é recomendável levar em consideração parâmetros de continuação de tendência ou inversão por meio das divergências. 

Quer automatizar suas operações com a maior plataforma de robôs traders do Brasil? Então clique aqui e faça uma simulação gratuita com os robôs da Smarttbot!

#SmarttBot: nossa tecnologia em suas mãos!

imagem: automatize seus trades com nossa plataforma - mascote botinho smarttbot e imagens de candles em um balão de fala