Aprenda o que é algotrading e descubra como você pode lucrar com ele

Sincronize seus trades com um profissional - Saiba mais

Pontos-chave:

  • O algotrading é uma sigla proveniente do inglês “Algorithmic Trading” que significa negociação de ativos financeiros por meio dos algoritmos. É considerada uma das principais tendências para o futuro do mercado financeiro.
  • Um algoritmo é uma sequência de instruções objetivas que são escritas em linguagem de programação, permitindo assim execuções de ordens de forma automatizada.
  • Com a automatização é possível aliar a alta velocidade dos processos computacionais com as estratégias de alocação dos investimentos em busca de otimização dos resultados.
  • Optar por um robô trader é a alternativa acessível para uma performance tecnológica e inovadora ao day trade, que se utiliza de soluções algorítmicas já testadas e comprovadas. 

As negociações de ativos no mercado financeiro evoluíram muito nos últimos anos, acompanhado de desenvolvimento tecnológico e muitas mudanças no comportamento do investidor. Hoje é viável operar de qualquer lugar acompanhado de um computador e uma boa rede de internet. Para um desempenho ainda mais eficiente, traders podem maximizar os resultados ao optar pela automatização das suas operações.

O algotrading traz inovação e possibilita a otimização das operações até mesmo para profissionais iniciantes.  Siga a leitura e você irá conferir detalhes sobre o que é algotrading, quais as melhores opções do mercado e como tornar-se um algotrader.

O que é algotrading?

Algotrading (ou Algo Trading) pode ser definido como uma ferramenta que negocia ativos financeiros de forma automatizada. Baseado em algoritmos, é um sistema “inteligente” que replica as operações com mínimas chances de erros e com execução em tempo real.

Mas o algotrading não realiza milagres ou afasta a importância de um trader experiente e atencioso. Pelo contrário, a performance da solução automatizada é reflexo das ordens do seu operador. Isto significa que é necessário planejamento, definição de estratégias e objetivos claros no sentido de quanto e como se quer obter lucros.

A definição de ordens habilita os recursos algorítmicos para que possam cumprir suas funções de maneira automatizada. O trader ganha independência, já que a máquina continua o seu trabalho, muitas vezes, de maneira mais assertiva e rápida. O algotrading é um dos recursos mais eficientes para evitar os erros humanos, pois com a operação predeterminada há o distanciamento do fator emocional e da indisciplina que muitas vezes atrapalham os traders.

Mas atenção, é indispensável que o trader tenha uma boa estratégia e é preciso acompanhar resultados e operações continuamente. É interessante para iniciantes começar em uma pequena escala para aprender como funciona a ferramenta escolhida e progressivamente expandir sua atuação na bolsa. Conhecimento e estratégias nunca serão excessivos para quem busca ampliar seus investimentos.

Qual a melhor plataforma para algotrading?

A melhor plataforma para algotrading é sem dúvidas aquela que está condizente com os objetivos do seu trade. Mas para isto ela precisa ter a possibilidade de configurações de várias estratégias, além de recursos indispensáveis a uma solução automatizada, por isso seguem alguns destaques de uma plataforma eficiente e alinhada aos novos tempos: 

1. Ordens: o ideal é que o trader possa enxergar cada ordem enviada ao sistema, desde o tipo de operação (compra ou venda), do ativo ao valor médio negociado, assim como o valor total, resultado financeiro e o horário. Isto tudo ainda inclui as ordens executadas, alteradas, canceladas, rejeitadas e todos os detalhes de cada operação. 

2. Carteira de ativos: uma plataforma deve poder operar diferentes ativos, além de ser transparente quanto aos preços, resultado parcial e volume de todas as posições em aberto, bem como ter a chance zerar todas as posições abertas ou até mesmo a carteira.

3. Gráficos de acompanhamento: é importante ter acesso ao gráfico para acompanhar todas as operações e visualizar a execução do robô conforme os parâmetros programados. Para fazer este tipo de ação, é preciso que seja viável colocar os indicadores configurando-os da mesma maneira que a estratégia. A plataforma deve ser confiável para gerar gráficos e permitir ao trader visualizar as estatísticas sem complicações.

4. Saldos e custos: todas as informações pertinentes à análise de desempenho do robô devem ser passíveis de verificação: as opções de saldo, os custos operacionais, risco, retorno e todas as análises, assim como a explicação detalhada de cada termo.

5. Estratégia: o trader especifica como o robô irá operar a partir de indicadores escolhidos previamente. Stops, regras de compra e venda e outros atributos podem e devem ser customizados. É importante a permissão para salvar todas as modificações para que as mudanças sejam implementadas.

6. Acrescentar as taxas: é um recurso que viabiliza manter atualizados os custos operacionais da corretora utilizada, bem como os emolumentos da Bolsa de Valores, o que permite verificar os lucros reais.

Tais recursos das plataformas automatizadas  garantem que a negociação seja executada em tempo real com precisão. Ao deixar de operar manualmente, é possível programar para a obtenção dos melhores preços, com reduzidas chances de erro. Custos e taxas podem ser previstos, bem como o números de operações, além da possibilidade de atualizações nos parâmetros. Os benefícios são progressivos e constantes para o trader que avança na utilização dos robôs em sua rotina.

Quanto custa um robô trader?

Soluções algorítmicas não precisam ser desenvolvidas exclusivamente para cada trader. Empresas com expertise oferecem plataformas seguras e eficientes com programas já testados e que são cada vez mais fáceis de usar. O custo de um robô trader é acessível para o investidor e inclui versões gratuitas para profissionais iniciantes. A partir de R$ 100,00 por mês, o operador tem acesso aos robôs traders da SmarttBot, passíveis de configuração pessoal e conta com todas as funcionalidades do sistema. 

Dica Smartt

Os algoritmos são uma realidade e estão presentes em seu dia a dia. Redes sociais, e-commerce e outros serviços online utilizam deste recurso para garantir uma proposta de valor cada vez mais personalizada ao seu cliente. É uma tendência clara para um futuro a curto prazo que o trader esteja cada vez mais cercado de plataformas confiáveis e fáceis de administrar.

Desta maneira, o algotrading e a automatização democratizam o acesso a investimentos realmente inteligentes. O trader profissional pode escolher estar em um escritório de investimentos ou não, afinal seu desempenho está muito mais aliado à sua própria expertise e suas ferramentas tecnológicas. Com todas estas informações, é possível compreender que o algotrading é uma tendência que veio para ficar. A tecnologia potencializa que até mesmo investidores iniciantes consigam aprimorar suas operações. 

Os robôs traders são uma via de acesso às soluções algorítmicas já testadas e comprovadas. A partir da definição de sua estratégia, o trader adquire segurança, agilidade e eficácia com a automatização de processos. A SmarttBot é a maior plataforma de robôs traders do Brasil, sendo a melhor escolha para quem quer entrar no mundo do algotrading.

#SmarttBot: nossa tecnologia às suas ordens!

imagem: automatize seus trades com nossa plataforma - mascote botinho smarttbot e imagens de candles em um balão de fala