Aprenda o que é ancoragem e saiba como ela te atrapalha no day trade

Sincronize seus trades com um profissional - Saiba mais

Pontos-chave: 

  • O trader está exposto frequentemente a vieses comportamentais que representam um risco para a boa execução de suas operações. 
  • A ancoragem é um viés comportamental que pode levar o trader a não avançar para operações mais lucrativas e pode até gerar prejuízos
  • Soluções que reduzam o efeito emocional nas operações devem ser desenvolvidas ou buscadas trazendo resultados benéficos e duradouros.

As finanças comportamentais ganham cada vez mais presença nas discussões do mercado por terem um efeito significativo nas decisões tomadas pelos investidores. Entendendo como cada fator psicológico impacta o desempenho das negociações, o trader pode conseguir identificar cada viés comportamental e neutralizá-los em suas operações. 

Nas próximas linhas você entenderá como a ancoragem pode ser fruto de um truque da mente que estimula o investidor a se prender em operações desvantajosas. Durante o pregão, é importante distanciar-se das emoções e tomar decisões analíticas e racionais, que levarão a operações lucrativas. Continue a leitura e saiba tudo sobre o que é a ancoragem, como ela funciona e como os demais fatores psicológicos podem afetar o desempenho do investidor.

O que é ancoragem?

Você já foi em uma loja de eletrônicos e o vendedor apresentou, logo de partida, a versão mais avançada (e mais cara) do celular disponível? Em seguida, ele mostrou outras versões mais simples e com valores menores, mas no fim quando você olha os modelos mais baratos, ficou tudo parecendo uma pechincha?

Pois então, o objetivo do vendedor foi criar o efeito ancoragem em sua cabeça, ou seja, que você ficasse enviesado, pensando sempre no valor apresentado inicialmente. Mesmo que inconscientemente e involuntariamente, sua mente faz essa relação entre os preços apresentados, fazendo com que o segundo produto pareça uma pechincha. 

Utilizando este exemplo, podemos definir a ancoragem como o processo em que focamos em um determinado número utilizando ele como referência. A partir daquele momento, em situações de tomada de decisão, retomaremos ao valor memorizado para fazer outra estimativa.

Ancoragem, investimentos e finanças comportamentais

Pense na seguinte situação: o investidor viu uma ação negociar na faixa dos 5 reais há algumas semanas e, por uma série de boas notícias, os preços subiram para a faixa de 7 reais. Vendo o ativo ser negociado num valor mais alto, ele desiste da decisão de compra, pois o papel teria se tornado caro. Sem entender as razões da subida e das perspectivas daqui para frente, o investidor deixa de acompanhar o ativo. Depois de algum tempo, em um site de notícias, ele confere que a “ação em questão atinge seu topo histórico aos 20 reais”. 

O investidor do caso acima ficou “ancorado” naquele patamar de 5 reais e, no fim, acabou perdendo uma grande oportunidade de valorização. De maneira simples, demonstramos como a ancoragem pode prejudicar a atuação do investidor, piorando consistentemente seus resultados. 

A ancoragem é considerada nos estudos de finanças comportamentais como um dos principais vieses psicológicos que atrapalha os investidores. A cada dia há mais pesquisas de como funcionam o cérebro e as emoções diante das possibilidades de investimento. É notório que o psicológico de um investidor é importante para obtenção de mais operações lucrativas, cabendo ao trader ignorar os vieses comportamentais e se focar às formações gráficas e informações da análise técnica. 

Para saber mais sobre os vieses comportamentais e a ancoragem

Vieses comportamentais são condutas humanas em que as emoções se sobrepõem à razão e afetam as tomadas de decisões, resultando em ações irracionais. Sabe quando no calor do momento agimos rapidamente? Muitas vezes, após tais atitudes, dizemos para nós mesmos “se tivesse pensado direito, não havia feito desta forma”.

No mundo dos investimentos, caímos de forma rotineira em uma série de truques da mente. Esses truques são conhecidos cientificamente como heurísticas, nome para as simplificações que criamos como atalhos mentais para obter respostas à situações problema, mesmo que de forma não efetiva e consciente.

Mesmo sem saber disso, somos expostos constantemente ao efeito da ancoragem em nosso dia a dia, o que inclui a atuação enquanto investidores, seja em modalidades de day trade ou swing trade.

Ancoragem no Day Trade

Em uma rotina de day trade, em que ocorrem operações de compra e venda de ativos no mesmo dia, o investidor corre o risco de ficar ancorado em um determinado patamar de preços e criar um “bloqueio” para zerar ou iniciar uma operação.

Após um planejamento financeiro com objetivos e metas, o ideal é seguir as operações com a definição de pontos de entrada e saída, além de cravar valores de stop e alvo. Estas especificidades fazem uma blindagem ao viés da ancoragem e permitem o distanciamento emocional digno de um profissional trader. 

A experiência é um fator neutralizador importante, pois o chamado “tempo de tela” pode ajudar a identificar o efeito da ancoragem nos trades, mas não é uma garantia. Assim como também não é sempre que um investidor com menos experiência vai cair nas armadilhas dos vieses comportamentais.

Para enfrentar a ancoragem e outros vieses cognitivos como o excesso de confiança e a aversão a perda, o trader deve adotar uma atenção especial para esse tipo de comportamento e ter uma postura responsável,  com visão distanciada da operação e  com disciplina.  

Para atingir esse distanciamento, cada um tem o seu método, que vão desde pausas, encerramento das operações do dia de forma antecipada, entre outros. Mas nada se compara como uma solução automatizada para permitir que os investimentos sejam resultados de precisão e análise de indicadores técnicos e parâmetros pré-estabelecidos, garantindo a prevenção do efeito de vieses comportamentais sobre as suas operações. A tecnologia é a melhor estratégia para neutralizar a ancoragem em operações de day trade.

Dica Smartt

Conhecer os vieses comportamentais que podem te afetar nos trades é um recurso fundamental no repertório dos investidores. A ancoragem, em especial, está presente em nossa vida cotidiana e mesmo que inconscientemente chega na tela do trader. Identificar quando se está ancorando pode ser um grande diferencial para alcançar operações mais lucrativas.

O uso de soluções automatizadas é uma opção efetiva e prática em que o investidor neutraliza a ação da ancoragem e de outros vieses comportamentais, uma vez que há o afastamento completo do componente emocional do trade. Com robôs traders, é possível delimitar as perdas máximas toleradas e otimizar as taxas de acertos das operações. 
O investimento em tecnologia é acessível até mesmo para investidores iniciantes ou com poucos recursos aplicados. Veja as possibilidades para que desde o princípio sua trajetória seja blindada aos vieses comportamentais e armadilhas psicológicas às quais todas as pessoas estão sujeitas. #SmarttBot: nossa tecnologia às suas ordens!

imagem: automatize seus trades com nossa plataforma - mascote botinho smarttbot e imagens de candles em um balão de fala