O que é o Payroll e qual é o seu efeito na bolsa de valores

Sincronize seus trades com um profissional - Saiba mais

Pontos-chave: 

  • O payrool é um indicador que mostra os níveis de emprego dos Estados Unidos.
  • Indicador divulgado juntamente com outros que também dizem respeito a empregos
  • Tem divulgação mensal, feita normalmente na primeira sexta-feira de cada mês às 08h30 no horário de Washington DC, nos Estados Unidos.
  • Pode gerar bons trades devido à alta volatilidade gerada.
  • Investidores iniciantes ou que não estejam habituados à alta volatilidade precisam redobrar a cautela, ou até mesmo, procurar não operá-lo.

Payroll é o indicador que diz respeito à situação mensal de emprego em uma das maiores economias do mundo, os Estados Unidos.

Mesmo sendo um indicador da economia norte-americana, ele tem repercussão macroeconômica no mundo todo, uma vez que o dólar é a moeda base para a negociação internacional. 

Para entender melhor sobre Payroll e como este indicador afeta os investimentos, continue a leitura abaixo.

O que é o Payroll?

O Non-farm payroll ou Payroll, que em tradução direta significa folha de pagamento não agrícola, é um indicador econômico que diz respeito à quantidade de pessoas formalmente empregadas nos Estados Unidos.

Esse indicador é gerado pelo o órgão chamado BLS – Bureau of Labor Statistics. É com o Payroll que se obtém informações sobre a situação econômica atual de uma das maiores economias do mundo, os EUA. 

De acordo com os dados divulgados é possível saber se naquele mês em específico houve mais emprego ou desemprego, indicando assim se a economia está aquecida ou não.

No Brasil temos alguns indicadores parecidos que são eles:

  • IAEmp – Indicador Antecedente de Emprego (FGV).
  • ICD – Indicador Coincidente de Desemprego (FGV).
  • Índice de Evolução de Emprego (CAGED).

Quais são os principais indicadores divulgados juntos com o Payroll? 

Além do Payroll, existem outros indicadores que dizem respeito à economia norte-americana e que são divulgados juntamente com a folha de pagamento não agrícola, temos então:

  • Índice da Balança Comercial, indicador que através de dados de exportações e importações mede a diferença entre um e outro. Este indicador auxilia na identificação do crescimento ou não da economia de um país. Tal indicador está diretamente atrelado ao câmbio do país.
  • Ganho médio por hora trabalhada (mensal ou anual), indicador que mostra a taxa de variação do ganho por hora trabalhada das principais indústrias. Um aumento nesse indicador reflete uma população mais rica, que consequentemente consome mais, movimentando a economia.
  • Taxa de Desemprego, indicador que mede o percentual de desemprego de pessoas em idade ativa, mas que nos últimos 30 dias procurou emprego. Um aumento nesse indicador reflete um enfraquecimento na economia, o que é prejudicial ao dólar.

Quando é divulgado o Payroll?

O Payroll é habitualmente divulgado na primeira sexta-feira do mês, às 08h30 do horário de Washington DC. Para acompanhar a divulgação do indicador no horário certo no Brasil, deve-se estar atento à época do ano e ao estado, uma vez que existe fuso horário e horários de verão, tanto lá como aqui.

Em ocasiões específicas, a divulgação do Payroll pode ter sua data alterada para a segunda-feira seguinte, ou até mesmo, para a segunda sexta-feira do mês.

É possível acompanhar a divulgação do indicador através de sites de notícias econômicas. Um site bastante utilizado na comunidade financeira é o www.investing.com

Como interpretar o Payroll?

Para interpretar o Payroll deve-se estar atento à comparação entre o número atual divulgado em relação ao número projetado como mostra a figura abaixo:

Fonte: www.investing.com / https://br.investing.com/economic-calendar/nonfarm-payrolls-227 

De tal maneira, um resultado atual abaixo da projeção mostra um desaquecimento na economia norte-americana, o que tende a desvalorizar o dólar frente a outras moedas.

imagem: automatize seus trades com nossa plataforma - mascote botinho smarttbot e imagens de candles em um balão de fala

Como o Payroll afeta o mercado?

Tendo em vista o Payroll como um dos principais indicadores de uma das maiores economias do mundo, é de se esperar que a sua divulgação traga junto muita volatilidade para o mercado financeiro e para os ativos que tenham algum tipo de correlação com o dólar.

Como exposto no subtítulo acima, com uma desvalorização ou valorização do dólar frente a outras moedas perante o resultado do Payroll, dois ativos que são influenciados por tal indicador: 

  • Dólar Futuro, que é o ativo que representa o nosso câmbio, ou seja, quanto da nossa moeda (BRL) é preciso para obter uma unidade de dólar (USD). Com um Payroll acima da projeção, é de se esperar uma desvalorização cambial do real frente ao dólar, o contrário também é válido. 
  • Índice Futuro, que é o ativo que representa o principal índice da bolsa brasileira, o índice Bovespa. Tal ativo, por ter uma correlação negativa com o dólar, ou seja, se o dólar sobe o índice cai e vice-versa, é influenciado pelo Payroll de forma contrária a como o dólar futuro sofre influência.

Quais são as vantagens e desvantagens do Payroll?

Como tudo no mercado financeiro não é totalmente bom ou totalmente ruim, abaixo é mostrada uma tabela de vantagens e desvantagens de divulgação deste indicador:

VantagensDesvantagens
Serve como balizador para a tendência econômica norte-americana, influenciando assim o restante do mundo.
Através deste indicador é possível fazer bons trades de especulação.
Pode trazer volatilidade em excesso, podendo ser prejudicial para os investidores.

Como fica a bolsa no dia do Payroll?

Em dia de Payroll se faz necessário uma dose a mais de cautela, pois costuma ser um dia conturbado e cheio de volatilidade. 

Grandes empresas e instituições financeiras têm pessoas muito capacitadas e que através de uma série de estudos e análises tentam antecipar o resultado do Payroll para poder obter algum benefício.

De tal forma, o mercado tende a não se movimentar muito no período que antecede a divulgação do indicador, em meio às expectativas do resultado. Porém, ao ser divulgado é possível observar um forte aumento no volume de negociação dentro dos ativos que tenham correlação com o Payroll, trazendo assim um aumento na volatilidade.

Confira como operar no calendário Payroll e em meio à volatilidade.

Como montar uma estratégia para operar com o Payroll?

Fazer operações em dias de Payroll podem significar boas oportunidades. A maioria das estratégias para operar o indicador são feitas no curtíssimo prazo, ou seja, no day trade, uma vez que a volatilidade gerada pelo indicador é pontual.

Para montar uma estratégia de operação para Payroll, é preciso ter em mente que na hora da operação toda confirmação é bem-vinda, bem como estar em consonância com aspectos macroeconômicos, pois fatores externos podem influenciar um possível resultado advindo do Payroll.

Vale ressaltar aqui que a calma devida para interpretar corretamente os dados do indicador é de suma importância. 

Primeiramente, o trader deve se ater ao resultado mostrado e depois comparar com a projeção, para só então olhar para o preço do ativo, seja através do gráfico ou através da leitura do livro de ordens e de tal maneira, identificar um volume direcional. 

Concluído as etapas anteriores, o operador estará apto a entrar na operação de acordo com a interpretação obtida. 

Dica Smartt

O Payroll é um indicador muito relevante para o mercado, ditando assim boas oportunidades. Porém, vale ressaltar que se o operador é iniciante e/ou não tem muita experiência diante de grande volatilidade, é recomendável que não opere em dias de divulgação do indicador.

Em casos de efetuar operações, é recomendável que reduza a quantidade de contratos a fim de proteger o capital diante de uma alta volatilidade, uma vez que uma interpretação errada do indicador ou até mesmo fatores imprevisíveis podem gerar operações erradas, acarretando em um grande prejuízo.

Vale destacar também que deve-se ter em mente a necessidade de acompanhamento muito rigoroso, juntamente com uma boa gestão de risco do capital, caso o investidor venha fazer automações ou parametrizações que utilizem o dado divulgado.

Quer automatizar suas operações com a maior plataforma de robôs traders do Brasil? Então clique aqui e faça uma simulação gratuita com os robôs da Smarttbot!

#SmarttBot: nossa tecnologia em suas mãos!

Banner - Operações de um trade profissional no WIN - saiba mais - SmarttBot. Foto: Marcel Mallio