Retração de Fibonacci: o que é e como utilizar no day trading

Sincronize seus trades com um profissional - Saiba mais

Pontos-chave: 

  • Retração de Fibonacci é mais um recurso da análise técnica que contribui para a interpretação do gráfico e estudo das movimentações dos preços dos ativos.
  • Entre dois pontos extremos de um gráfico, a distância vertical é dividida de acordo com as taxas levantadas por Fibonacci: 23,6%, 38,2%, 50%, 61,8% e 78,6%.
  • A partir da definição destas linhas, os traders adeptos às retrações de Fibonacci podem apontar as linhas de suporte e resistência, o que dá segurança na identificação de tendências. 
  • Com as retrações de Fibonacci, também é possível a definição de ordens de stop-loss e preços alvos, de acordo com as linhas traçadas. 

Leonardo Fibonacci, grande matemático italiano, foi um estudioso que contribuiu bastante em uma série de setores. No mercado financeiro, a sequência que ele desenvolveu é relevante na busca da identificação dos momentos de mudança de tendência nos gráficos. Continue a leitura e compreenda a importância da retração de Fibonacci para as análises técnicas e, por consequência, às operações bem-sucedidas no mercado.  

Para começar, o que é sequência de Fibonacci? 

A sequência de Fibonacci é um dos grandes legados para o mundo. Com origem estimada no século XII, o padrão é representado por uma sucessão de números, sendo que os primeiros são 0 e 1, e os seguintes são a soma dos antecessores.

Desta forma, a sequência é composta pelos números 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987 e assim em diante.

Esses números, quando dispostos em quadrados, formam a espiral perfeita, presente em vários elementos da natureza. Além disso, ao dividir o número da sequência pelo seu antecessor, percebe-se a Proporção Áurea, sendo que o resultado é sempre próximo de 1,618. Quanto maiores os números, mais próximo do número de referência pode-se chegar.

No mercado financeiro, a sequência de Fibonacci é utilizada para prever tendências, considerando os pontos de expansão ou retração. Desta forma, ao ser aplicada e aliada a outros indicadores, é possível perceber quais as oportunidades de entrada ou saída no trade. Continue a leitura que apresentaremos mais detalhes.

O que é retração de Fibonacci?

Retração de Fibonacci é uma ferramenta utilizada para identificação dos patamares de resistência ou suporte no gráfico. Desta maneira, é possível tentar prever os movimentos de tendências dos ativos.

Esta técnica parte do reconhecimento dos valores máximos e mínimos de um preço de um ativo para que a distância no gráfico seja reorganizada em faixas, de acordo com as sequências levantadas por Fibonacci.

Retração de Fibonacci no gráfico do mini-índice bovespa futuro (WIN).

Diante da movimentação de um ativo no gráfico, é possível ver que quando há aproximação das linhas de suporte ou resistência existe uma forte indicação de reversão de tendência dos preços. Neste caso, o investidor deve considerar o desenho que se identifica no gráfico. 

Como é calculada a retração de Fibonacci?

Para calcular a retração de Fibonacci, é necessário traçar linhas horizontais conforme a série numérica de Fibonacci, com valores em percentual. Desta forma, os parâmetros são: 100%, 61,8%, 38,2%, 23,6% e 0%. 

Há, ainda, outros números que indicam quando o preço deve mudar de direção, que são 50%, 76,4% e todos os valores somados a 100%. 

Quanto maiores os percentuais, mais fortes podem ser consideradas as retrações. Desta forma, elas são melhores aproveitadas, apesar de serem menos frequentes na prática.

Como usar retração de Fibonacci na prática?

Na prática, a retração de Fibonacci serve para mostrar as zonas que o investidor deve estar em alerta. Assim, os pontos de retração mostram momentos que indicam tendência de resistência ou suporte, isto significa dizer, que o impulso do preço provavelmente se reverterá

As retrações mais comuns são as leves (23%) e moderadas (38%). Além dessas, as retrações de ouro (62%), mais raras, são mais fortes e sólidas. 

Esses patamares são identificados após o investidor traçar os pontos iniciais e final de um movimento. Uma onda de correção é esperada em seguida. Desta forma, é possível projetar a terceira onda, que será de reversão, seguindo em direção contrária à segunda onda e nunca sendo a menor das três ondas.

Retração de Fibonacci e movimentação do mini-índice bovespa futuro (WIN).

Ao identificar os pontos em que há sinais de reversão, o investidor pode se valer de outras ferramentas antes de encerrar ou continuar sua operação. Afinal, nenhuma análise deve ser feita de forma isolada, mas considerando o uso de uma série de indicadores.

Quais são as vantagens em usar a retração de Fibonacci em operações de day trade?

No Day Trade, a retração de Fibonacci auxilia na determinação de limites, ou seja, com ele é mais fácil identificar os valores de stop a serem considerados. Desta forma, o trader consegue avaliar melhor as oportunidades de compra e venda, tomando decisões mais acertadas. O profissional também pode utilizar os percentuais para prever os pontos de ruptura.

Além disso, quando se trata de um papel sem histórico, a retração de Fibonacci acaba se tornando a única ferramenta aplicável para avaliar uma tendência. O mesmo vale para ativos que atingem marcas históricas, sendo Fibonacci uma maneira de projetar os preços em meio a ausência de informações para outras análises.

Quais são as limitações em usar a retração de Fibonacci em operações de day trade?

Apesar de contribuir bastante para as tomadas de decisões do trader, é preciso ter atenção a um detalhe: os percentuais 38,2% e 61,8% indicam, considerando as linhas de suporte, que o papel deve passar por correção. Entretanto, vale destacar que retrações mais altas são aplicadas para objetivos mais longos, não para day trade.

Dica Smartt

O trader profissional precisa reconhecer várias ferramentas que contribuam com as análises técnicas e que ajudem em tomadas de decisões assertivas. Os indicadores auxiliam de forma prática o entendimento rápido de qual a melhor hora para comprar, manter ou vender. A retração de Fibonacci é mais um parâmetro na tomada de decisão, não podendo ser aplicado de forma isolada.

Uma dica importante é combinar o uso de um robô trader com critérios objetivos junto com operações manuais utilizando  as retrações de Fibonacci. Assim, fica mais fácil e seguro realizar operações lucrativas e se aproveitar de momentos de mudança de tendências. #SmarttBot: nossa tecnologia às suas ordens!

imagem: automatize seus trades com nossa plataforma - mascote botinho smarttbot e imagens de candles em um balão de fala