Você sabe como funciona o método de tape reading para day trade?

Sincronize seus trades com um profissional - Saiba mais

Pontos-chave: 

  • O tape reading tem o seu nascimento na leitura dos preços dos ativos em fitas de papel impressas pelo telégrafo no início do século XX
  • Antes, por intuição, os investidores faziam a leitura da fita para tentarem entender as mudanças na oferta e demanda de mercados
  • Com as novas tecnologias, especialmente as soluções algorítmicas, o tape reading hoje é feito com muito mais precisão e velocidade. 
  • Times and trades e volume at price acompanham as técnicas para ter acesso às informações em tempo real, contribuindo assim ao desempenho dos operadores em day trade.

O tape reading é uma técnica para análise dos ativos financeiros através da leitura de preços e volumes de compra e venda. Nos primórdios do mercado de capitais, esta leitura se dava através de fitas que eram impressas por um telégrafo. Hoje, com softwares de última geração e soluções algorítmicas, o tape reading é uma estratégia cada vez mais assertiva e adotada por operadores em day trade

Leia até o final e veja como o tape reading é aplicado nos dias atuais e como esta técnica pode acrescentar valor em operações no curto prazo, o que leva à qualificação do investidor e mais chances de lucros.                                                                

O que é tape reading?

Ao ser traduzido de modo literal, tape reading significa “leitura de fita”. No começo do século XX, os preços das ações eram impressos em tiras de papel. Ao lerem esta fita no passado, os investidores buscavam entender as mudanças na oferta e demanda de mercados. 

Nos últimos anos toda essa gama de informações foi transferida para os computadores e softwares de alta tecnologia. Sendo que agora há ainda mais robustez nestes dados: tempo de execução das operações, preços em que os ativos foram negociados e quantidade (volume) compõe o nível de detalhe que pode ser obtido. Portanto, a leitura da fita hoje caminha com os adeptos ao trade de momentum.

O tape reading ganhou precisão com a tecnologia, principalmente com as soluções algorítmicas. De maneira rápida, acessível e mais fácil, estas informações em tempo real agregam muito valor ao operador de curto prazo. 

Como funciona na prática o tape reading?

Analisar o fluxo das ordens é a premissa do tape reading. A leitura da fita modernizou-se e faz ainda mais sentido nos dias atuais, pois é possível acompanhar com precisão ofertas e demandas estampadas no livro de ordens de compra e venda de cada ativo financeiro. 

Ao deparar-se com os movimentos dos preços, o investidor pode perceber quais são as indicações de tendências dos ativos.  Ao saber interpretar as informações, é possível, ter uma leitura do mercado e assumir uma posição semelhante à de quem está fazendo apostas vencedoras. 

Como analisar o book de ofertas?

Exemplo de livro de ofertas do mini-índice bovespa futuro (WIN)

Para quem busca aplicar a técnica tape reading, é preciso ter domínio na identificação das ordens de mercado. 

Pela imagem é possível ver as variações de preços e quem está comprando e vendendo em tempo real. Os players também podem ser chamados de agressores, enquanto isto, os valores são informações importantes para identificar os preços ao qual eles estão dispostos a pagar ou a vender. 

A experiência com o “tempo de tela” facilita com que o operador tenha uma percepção rápida das movimentações de quem está comprando e quem está vendendo. Portanto, ao longo dos anos, a performance do investidor avança na interpretação do book de ofertas.

O que você precisa saber sobre Times and trades no tape reading?

Visualizar os grandes players do mercado e seus movimentos sinaliza quais podem ser os melhores momentos entradas e saídas dos trades, além de permitir acompanhar quem está na liderança das negociações dos ativos. Estas referências em tempo real estão no quadro chamado Times and Trades ou Times and Sales

As decisões destes players, ou também chamados agressores de mercado, trazem consigo muito volume, o que acaba por ditar tendências. Segue exemplo para compreensão sobre a utilização do TT (Times and Trades).

Exemplo de janela de Times & Trades

Observe neste quadro que estão separados compradores e vendedores. Além disso, são indicadas as quantidades de lotes de cada player em relação ao valor do ativo no dado momento.

Muitas informações passam a cada minuto e segundo na tela. Uma dica para que o layout não fique tão carregado é sempre excluir informações que não sejam tão relevantes para a sua tomada de decisão. Por exemplo, é possível excluir parte da data e hora ou destacar players mais importantes.

A importância do volume no tape reading

Assim como na análise técnica, na qual existem diversas estratégias e uso de ferramentas para a tomada de decisão, no Tape Reading não é diferente. O volume at price consiste na identificação da quantidade de ofertas de compra e venda para identificar suportes e resistências. Através dele, é mensurado o empenho dos players em determinado nível de preço. Em posse dessa informação, consideramos em nossa interpretação a relevância do movimento do mercado.

Leia mais sobre volume at price ao clicar aqui!

Qual a diferença entre tape reading e análise técnica?

Essa é uma pergunta muito comum para quem está começando entrar no mundo do day trade. Enquanto na análise técnica, a leitura do gráfico é feita com um olhar no passado, pois cada candle formado refere-se a um determinado tempo fechado, o tape reading trata-se de um retrato do momento exato, pois é possível acompanhar os preços em que os ativos estão sendo negociados, players, volume e outras informações que acrescentam em uma tomada de decisão imediata para negociações no curto ou curtíssimo prazo. 

Outra diferença é que a análise técnica trabalha com padrões gráficos e estatísticas, já o tape reading apresenta-se enquanto leitura de fluxo. Um pode ser usado em benefício do outro, pois sem a interpretação e entendimento de um, a aplicação do outro pode levar a operações equivocadas e sem grandes chances de obter resultados positivos. 

Quais são as vantagens e desvantagens do tape reading para o day trade?

Uma das grandes vantagens do tape reading está em visualizar em tempo real os players comprando e vendendo, podendo-se perceber qual é a tendência do ativo naquele exato momento. Desta forma, para quem opera no curto ou curtíssimo prazo, o tape reading torna-se mais eficiente e assertivo. 

Além disso, é possível determinar stops mais curtos do que outras técnicas de day trade, evitando dessa forma que o stop seja ativado, caso ele continue seguindo o fluxo esperado.

O tempo de tela é o principal desafio para quem é iniciante e opta pelo tape reading, afinal pode não ser tão rápido desenvolver a habilidade de compreensão das informações. Algumas pessoas também reclamam que para operar day trade com tape reading, os custos são maiores uma vez que somente o home broker da corretora é insuficiente. 

Dica Smartt 

O tape reading modernizou-se ao longo dos anos e hoje, amparado em soluções algorítmicas, é uma técnica que contribui para uma atuação do profissional day trade. Ao ter recursos para acompanhar o mercado em tempo real, o operador avança posições com segurança e agilidade. Um robô trader com esta configuração pode encurtar caminhos e evitar erros, multiplicando operações assertivas o que traz mais ganhos, compensando os investimentos. #SmarttBot: nossa tecnologia às suas ordens!

imagem: automatize seus trades com nossa plataforma - mascote botinho smarttbot e imagens de candles em um balão de fala