Três métodos, três corvos negros e três soldados brancos: padrões gráficos de três candles

Sincronize seus trades com um profissional - Saiba mais

Pontos-chave: 

  • Apesar de raros, os padrões gráficos de três candles são confiáveis e podem trazer importantes insights ao trader.
  • Enquanto os Três Corvos Negros indicam reversão de alta, os Três Soldados Brancos demonstram tendência altista. Três métodos destacam-se por sinalizar a continuação da tendência de alta.
  • Os três padrões dão bons sinais de entrada e saída do trade, mas devem ser confirmados com o uso de indicadores e outros recursos da análise técnica.

Encontrar parâmetros que auxiliem na tomada de decisão de forma rápida é uma busca de muitos traders. Se esse é seu objetivo, os três métodos, os três corvos negros ou os três soldados brancos podem ajudar. 

Padrões gráficos de três candles são dificilmente percebidos nos gráficos, mas, quando aparecem, são bastante confiáveis e agilizam o entendimento sobre a tendência de preço de determinado ativo.

Esse artigo, além de recordar alguns conceitos, vai ajudá-lo a realizar as operações quando identificar os padrões de três candles. Siga a leitura.

Relembrando: o que são os padrões gráficos de candlestick

As “candlesticks”, em tradução literal significa velas de castiçais, elas são formadas a partir de quatro preços principais:  abertura, máximo, mínimo e fechamento. 

Em um gráfico, os candles são uma alternativa visualmente mais interessante que as barras, reduzindo o tempo de análise, e mostrando o movimento do preço de forma mais simples.

Para sua aplicação no mercado, alguns padrões podem ajudar na interpretação dos ativos e, principalmente, na tomada de decisão. Eles são a base da análise técnica que busca trazer impressões de preços e tendências pela formação no gráfico. 

Os padrões de três candles, apesar de raros, são bastante assertivos. Entre eles, destacam-se: três corvos negros, três soldados brancos e três métodos.

Três corvos negros

O padrão Três Corvos Negros é um dos mais confiáveis para os investidores. Como o próprio nome sugere, Três Corvos Negros (do inglês Three Black Crows) refere-se a um padrão de reversão raro que mostra três candles de baixa. 

Eles apresentam três preços de fechamento progressivamente mais baixos, sendo que a abertura posiciona-se no meio do corpo do candle anterior e o fechamento próximo do preço mínimo do período. O padrão é percebido logo após um movimento de alta longa, por isso caracteriza-se como um padrão de reversão baixista de alta confiabilidade.

https://iqtradingpro.com/pt-br/padrao-de-velas-tres-corvos-pretos-como-identificar-e-negocia-las-na-iq-option/

Sabendo disso, conclui-se que os Três Corvos Negros sinalizam uma probabilidade de inversão do movimento altista. Para os traders, este é um momento de avaliar a venda do ativo, já que há tendência de queda. Mas, vale lembrar, nenhum indicador deve ser aplicado sozinho para a tomada de decisão.

Três soldados brancos

Enquanto os Três Corvos Negros indicam reversão de tendência de alta, os Três Soldados Brancos demonstram a tendência altista. Nesse sentido, o termo “Três Soldados Brancos” refere-se a um padrão de candles de alta usado para prever a reversão da tendência de baixa atual em um gráfico.

Ele se mostra da seguinte maneira: três candles longos consecutivos que abrem no meio do candle anterior e um que fecha excedendo a altura da vela anterior. 

Trata-se de um padrão de reversão confiável quando confirmado por outros indicadores, como o Índice de Força Relativa (IFR). Além da sequência, é preciso avaliar o tamanho e as sombras dos candles, que demonstram se haverá retração.

A aplicação dos Três Soldados Brancos tem certas limitações de uso, já que há momentos em que eles podem confundir o investidor. 

O padrão pode aparecer durante períodos de consolidação, o que é uma maneira fácil de ficar preso em uma tendência existente em vez de uma reversão. Para descartar a hipótese, observe o volume que suporta a formação de Três Soldados Brancos, pois o baixo volume pode não indicar alteração do mercado.

Três métodos crescentes

Já o padrão três métodos crescentes remete-se à continuação que ocorre em uma tendência de alta. Portanto, ele é um padrão de retomada em que há consolidação.

Este padrão tem particularidades bem definidas: a primeira barra de alta é seguida por três velas com corpo menor, mas negociada acima da mínima e abaixo da máxima da primeira barra de alta. Já o candle subsequente é longo e fecha acima da máxima que é referência.

É recomendável certificar-se se a resistência está acima do padrão de alta, pois este espaço garante que ainda há como a tendência continuar a subir, sem representar grandes riscos.

Quais são os indicadores que posso usar para confirmação das três velas?

Quando se fala em padrões gráficos de três candles, o Índice de Força Relativa, além de suporte e resistência, médias móveis e bandas são recomendáveis aos adeptos da análise técnica.

Desta forma, os investidores observam as áreas de resistência, antes de iniciar uma posição longa, ou procuram pelo nível de volume para confirmar a quantidade de transações. 

Seja qual for o indicador, a recomendação é sempre aplicar outros parâmetros em conjunto. A tomada de decisão deve ser feita levando-se em conta uma série de análises, que se tornam mais rápidas com o tempo de tela.

Dica Smartt

O padrão de Três Corvos Negros auxilia a identificar a queda de preços, oportunidade para quem quer operar vendido, enquanto os Três Soldados Brancos podem ser aplicados para identificar o sentimento positivo do mercado, trazendo insights no que diz respeito à tendência de alta de determinado ativo. 

Três métodos reforçam uma continuação de tendência, o que pode acrescentar informações valiosas para a manutenção de uma posição.

Identificar os três padrões gráficos de candles acrescentam habilidade para quem estuda as movimentações dos ativos, dando insights para os momentos mais oportunos de entrada e saída do trade. 

Todos estes padrões devem ser confirmados com o uso simultâneo de outros indicadores da análise técnica para que haja proteção do capital empregado e mais chances de lucros.

Quer automatizar suas operações com a maior plataforma de robôs traders do Brasil? Então clique aqui e faça uma simulação gratuita com os robôs da Smarttbot!

#SmarttBot: nossa tecnologia em suas mãos!

imagem: automatize seus trades com nossa plataforma - mascote botinho smarttbot e imagens de candles em um balão de fala