Price Action: saiba como funciona essa estratégia de day trade

Sincronize seus trades com um profissional - Saiba mais

Pontos-chave:

  • Price Action é uma técnica para se operar na bolsa de valores baseada exclusivamente no preço do ativo, sem a presença de indicadores.
  • Podemos operar baseado no rompimento de um determinado preço, podendo o preço de referência ser a máxima ou a mínima de um candle por exemplo.
  • Figuras de candles também são uma das formas de se operar, o exemplo mais famoso é o candle martelo, conhecido por ter um corpo pequeno e longos pavios.
  • Existem padrões gráfico que nos indicam como o mercado está se comportando naquele determinado período de tempo e assim podemos nos beneficiar destes padrões no day trade.

Quando começamos a pesquisar e estudar sobre mercado de capitais e como operar na bolsa de valores, nos deparamos com as quatro principais técnicas utilizadas:

  • Price action;
  • Tape reading;
  • Análise técnica;
  • Análise fundamentalista;

Neste artigo iremos explicar para você como funciona a primeira opção, a estratégia de price action, termo inglês que significa “ação do preço”, já que todas as indicações de tendências nesse tipo de análise partem das movimentações do preço de um ativo.

Para quem opera baseado nesta técnica, os movimentos realizados pelo preço de um determinado ativo oferecem ao trader uma análise sobre as intenções de grandes players (bancos, fundos e instituições financeiras), fornecendo assim uma perspectiva de movimentos futuros. 

Isso ocorre pelo fato do preço do ativo em questão ser traçado no gráfico, sendo um resultado entre a ponta compradora e vendedora, tendo como inúmeros motivos a tomada de decisão de compra ou venda.

Essa tomada de decisão de grandes players faz com que o preço se movimente e a intenção de quem opera através de métodos de price action é justamente acompanhar este movimento e realizar possíveis operações. Este é o principal conceito do price action, tomar decisões baseadas exclusivamente no preço, sem a presença de indicadores.

Como citado anteriormente, a inserção de indicadores técnicos, que, por definição, são plotados baseado em cálculos envolvendo o preço e volume, não faz muito sentido para quem deseja operar através de price action, visto que os cálculos são realizados sobre uma base de dados existente e por mais que sejam recentes, fazem parte de um passado.

Logo, montar um setup que utiliza price action em conjunto com um indicador técnico, na grande maioria das vezes, terá como decisão final de entrada o atual estado do indicador, descaracterizando assim o operacional de um setup de price action.

Podemos utilizar esse tipo de técnica para se operar na bolsa de valores com o gráfico de candlesticks. O Candlestick é um método de representação de gráficos amplamente utilizado no mercado financeiro. Cada candle é formado por quatro pontos relativos a um determinado período (minuto, dia, hora, mês) que se está analisando: o preço de abertura, de fechamento, a máxima e a mínima.

Gráfico de candlesticks do Ibovespa
Legenda: Gráfico de candlesticks do Ibovespa. Fonte: TradingView

Ao se utilizar da cotação da máxima de um candle para a realização de um trade, estamos utilizando únicamente o price action, visto que para a tomada de decisão estamos levando em conta apenas o preço máximo que o ativo atingiu em um determinado período de tempo. 

Um exemplo de operação pode ser a compra do ativo quando ocorrer o rompimento desta máxima, justamente pelo fato do mercado estar com um viés altista e a força compradora no momento estar maior do que a força vendedora, renovando assim a máxima na qual acabamos de realizar uma entrada.

Rompimento da máxima do Ibovespa
Legenda: Rompimento da máxima do Ibovespa. Fonte: TradingView

À medida em que você vai se aprofundando no estudo de price action, é possível conhecer padrões de candles, baseados nos quais podemos realizar operações. O padrão candle martelo por exemplo, representa a virada de uma ponta compradora ou vendedora no preço de um ativo, ou seja, caso apareça um candle martelo de alta, a interpretação é de que a ponta compradora dominou a ponta vendedora. De forma inversa, caso apareça um candle martelo de baixa, há uma indicação de dominação da ponta vendedora.

Com a formação de novos candles e consequentemente a movimentação do preço ao longo do tempo, é possível observarmos “desenhos” construídos ao longo do gráfico. Estas formações criadas nos indicam sinais de como o mercado está se comportando, sendo possível a realização de operações baseadas neles.

Um desses padrões gráficos mais conhecido e difundido é o topo duplo. Ele representa uma zona de preço na qual a ponta vendedora está defendendo, ou seja, não quer que o preço rompa aquela zona e renove novas máximas. Sendo assim, podemos entrar vendido quando esse padrão é identificado no gráfico.

Topo duplo do Ibovespa
Legenda: Topo duplo do Ibovespa. Fonte: TradingView

De forma contrária, temos o fundo duplo, onde a ponta compradora está defendendo uma zona de preço para que novas mínimas não ocorram. Quando esse padrão gráfico é identificado, podemos entrar comprando, especulando uma futura alta no preço do ativo.

Fundo duplo do Ibovespa
Legenda: Fundo duplo do Ibovespa. Fonte: TradingView

Foram apresentadas neste artigo as três maneiras de se operar Price Action:

  • Rompimento de máxima e mínima;
  • Padrões de candles;
  • Figuras gráficas;

Para quem deseja operar na Bolsa, entender toda a dinâmica dos preços é de suma importância, pois afinal, a principal essência de qualquer mercado financeiro é o preço e não há como contornar e excluir essa variável. Mas lembre-se, devemos utilizar a estratégia price action sempre atrelada a um bom gerenciamento de risco, isto é essencial para quem busca sucesso em seus trades.


Com a estratégia Price Action é possível em poucos minutos configurar um robô para que realize de forma automatizada operações em qualquer ativo listado na Bolsa brasileira. É possível criar uma infinidade de setups com diversos recursos, tudo isso de forma 100%gratuita. Quer conhecer a estratégia automatizada de price action da Smarttbot? Então clique aqui e descubra a melhor forma de operar robôs traders através de price action!

imagem: automatize seus trades com nossa plataforma - mascote botinho smarttbot e imagens de candles em um balão de fala