Qual a diferença entre análise técnica e price action?

Sincronize seus trades com um profissional - Saiba mais

Pontos-chave: 

  • A análise técnica é utilizada por traders e investidores em geral que visam identificar o momento mais propício de compra e venda de algum ativo financeiro.
  • O price action é a análise do movimento dos preços de um ativo exposto em um gráfico ao longo de determinado período sem considerar outros indicadores.
  • Apesar de existirem adeptos de cada linha, o trader pode utilizar de ambas, ao mesmo tempo, para operar na bolsa.

Iniciantes podem até confundir as duas modalidades, mas análise técnica e price action têm suas particularidades em relação a representação gráfica dos ativos financeiros.  Caso você queira avançar em seu desempenho como investidor, especialmente em operações de day trade, é importante reconhecer em detalhes estes dois pilares, dominando suas vantagens e desvantagens. Continue a leitura e compreenda tudo o que precisa saber sobre análise técnica e price action.

O que é análise técnica e como ela é feita?

A análise técnica é utilizada por traders e investidores em geral que visam identificar as oportunidades para a compra e venda de algum ativo financeiro tendo como resultado o lucro. Esse método estuda os movimentos do mercado por meio de indicadores no gráfico, desta maneira o profissional procura por réplicas de movimentos passados. Assim, a análise técnica busca a previsão de movimento provável de determinado ativo. 

A concepção da análise técnica está na Teoria de Dow, desenvolvida por Charles Dow, colunista do Wall Street Journal e criador do Índice Dow Jones. Essa teoria trouxe suporte para auxiliar o trader a avaliar as variações dos ativos representadas nos gráficos, sendo assim ponto de partida para o estudo das tendências.

A análise técnica não se limita aos padrões gráficos, também há a utilização de indicadores técnicos, que podem convergir em infinitas combinações e calibragens. Para se realizar uma boa análise técnica é importante entender o próprio perfil, conhecer os indicadores e fazer os ajustes necessários ao longo do tempo.

Vantagens e desvantagens da análise técnica

Assim como todo estudo, a análise técnica também possui vantagens e desvantagens que podem ser conferidas a seguir:

Vantagens

A análise técnica é comumente mais usada pelos investidores que já estão ligados à negociação de ativos financeiros. Para o profissional day trader, que é aquele que opera no intervalo de um dia de funcionamento da bolsa de valores, o domínio deste estudo é  inerente para acompanhar a rotina e desenhar as estratégias.

Com a análise técnica, é possível ver no gráfico e de maneira bem específica o momento de entrada e saída de determinados ativos, essa especificidade pode ajudar no controle de risco e maximizar os resultados positivos. O mercado é governado pela lei da oferta e demanda e, compreendendo isso através da análise técnica, é possível entender o sentimento do mercado com a leitura de tendência e volume.

Essa técnica possui uma vantagem muito utilizada que são as linhas de suporte e resistência que definem os limites de evolução e contração dos ativos. 

Desvantagens

Um dos pontos negativos para quem opta pela análise técnica é que os fundamentos dos ativos são totalmente ignorados, isto quer dizer que as informações atuais e a reputação da empresa que envolve um determinado ativo também afetam o seu movimento e, caso sejam desconsiderados, pode prejudicar o desempenho do trader.

A crítica também acontece quando muitos traders e estudiosos do mercado afirmam que a análise técnica não é suficiente para antecipar uma inversão de tendência, pois essa leitura só é possível quando o desenho de inversão já está formado.

A análise traz consigo inúmeros indicadores, entre eles destacam-se: a Média Móvel (MM), o Índice de Força Relativa (IFR), Retração de Fibonacci, MACD, entre diversas outras. As informações vindas com estes indicadores, se não muito organizadas e atualizadas, podem desestabilizar a atuação do trader, prejudicando os resultados.

E agora: price action, o que significa?

O price action é a análise do movimento dos preços de um ativo exposto em um gráfico ao longo de determinado período sem considerar outros indicadores, em resumo essa técnica se baseia na “ação do preço” de determinado ativo. O price action é também chamada de Naked Trading, por não utilizar indicadores e se basear somente no movimento dos candles (velas) e o volume das operações demonstradas no gráfico à medida que o preço vai se movimentando.

Neste contexto, a habilidade visual é de extrema importância para um trader que opera o price action, isso porque é preciso olhar para um gráfico e saber em poucos segundos onde se encontram os canais de alta, de baixa, suportes, resistências e figuras gráficas (ou padrões gráficos).

Uma vez que o price action se baseia na ação do preço de determinado ativo, o volume é utilizado para realizar a confirmação de uma leitura do movimento. O excesso de volume, seja para compra ou para venda, pode indicar a entrada (ou saída) de um player institucional ou de outro grande player no movimento, o que pode ser interpretado como um bom sinal para o trader confirmar a entrada ou saída de sua operação. 

Vantagens e desvantagens do price action

Para reconhecer melhor os prós e contras do price action, continue a leitura. Seguem os principais apontamentos que podem fazer a diferença no desempenho do trader em suas operações e tomadas de decisão.

Vantagens 

A maior vantagem do price action é que essa técnica funciona em qualquer ativo, em qualquer tempo gráfico desde que haja liquidez e movimentação constante. A leitura é muito clara, não importa como está andando o mercado, basta olhar para os topos e fundos para saber dizer qual é exatamente a tendência. 

Se a máxima diz: compre no fundo e venda no topo, a melhor forma de fazer isso é acompanhando a movimentação dos preços. Ao dominar a leitura de suportes, resistências, linhas de tendências e padrões gráficos – o investidor domina as potencialidades do price action.

Desvantagens

Apesar de não utilizar indicadores, a técnica de price action exige do operador muito tempo para aprender todos os padrões existentes e possuir total domínio, pois a leitura não irá trazer todos os conceitos que existem por trás das formações de padrões.

Desenvolver a habilidade visual, para reconhecer rapidamente  os canais de alta, de baixa, suportes, resistências e figuras, pode ser difícil e demorado. Por não haver indicadores auxiliando na tomada de decisão, para um iniciante restringir-se ao price action pode ser um desafio.

Análise Técnica ou price action: qual a melhor opção para o day trade?

Em primeiro lugar é importante lembrar que nenhuma das técnicas é infalível ou autossuficiente. Independente da sua escolha, o ponto mais importante para uma atuação como investidor de ativos financeiros, especialmente em operações de day trade, está numa boa gestão de risco e do aprimoramento contínuo na técnica.  

A escolha da melhor opção depende muito do perfil operacional de cada um, entretanto análise técnica e price action não são excludentes, inclusive ambas podem se complementar. A compreensão das duas escolas faz do profissional um trader gabaritado à interpretação do mercado, podendo tomar atitudes seguras e coerentes aos sinais gráficos. 

Dica Smartt

A interpretação gráfica é essencial para quem busca aprimorar suas competências como investidores profissionais, especialmente para quem quer atuar no day trade. A análise técnica é o ponto de partida e junto com seus indicadores são inerentes à formação e atuação no mercado financeiro. O price action acrescenta ao sinalizar a direção dos preços, por meio do estudo de dados passados, em busca de padrões gráficos. Ambas fortalecem e gabaritam quem quer atuar na Bolsa de Valores de maneira séria, consistente e com resultados. Para ter um diferencial, soluções automatizadas podem trazer mais agilidade e assertividade nas informações, o que traz segurança na tomada de decisão, além disso, um robô pode multiplicar o número de operações assertivas ampliando os seus ganhos. #SmarttBot: nossa tecnologia às suas ordens!

imagem: automatize seus trades com nossa plataforma - mascote botinho smarttbot e imagens de candles em um balão de fala