Robô trader ou robô investidor: saiba o que são e qual é o melhor para você

Sincronize seus trades com um profissional - Saiba mais

Pontos-chave:

  • A automatização já faz parte da rotina dos investidores que buscam potencializar suas operações e evitar erros.
  • De acordo com o perfil do investidor, é possível optar entre robô investidor ou robô trader, podendo até mesmo utilizar os dois ao mesmo tempo.
  • Apesar das particularidades de cada um, ambos têm importante influência em uma tomada de decisão cada vez mais assertiva e no alcance de operações lucrativas.

Os investidores sempre buscam melhores retornos e muitos deles estão aprendendo a utilizar as soluções automatizadas. Dentre esse tipo de soluções, é possível optar por utilizar um robô investidor ou um robô trader. Para escolher a tecnologia ideal para seu objetivo, siga a leitura e você descobrirá os critérios que precisam ser analisados.

Robôs de investimento: vale a pena?

Mãos articuladas ou uma voz mecânica pertencem ao imaginário coletivo de quem vislumbrava em décadas passadas a influência da robótica nos negócios atuais. A verdade é que os robôs já fazem parte da atualidade, mas muito diferente do que a ficção científica e as animações previram.

Apesar de existirem figuras humanóides, os destaques dos robôs não estão na aparência, mas sim na possibilidade de cumprirem funções pré estabelecidas de maneira muito mais rápida, com reduzidas ou nenhuma chance de erro, trazendo benefícios e melhorias à rotina humana.

Por isto, a solução automatizada direcionada a aprimorar a negociação de ativos financeiros é chamada de robôs de investimento. A ideia é utilizar das combinações estatísticas com a lógica de programação exequível em computadores conectados à internet. Desta maneira, os programas são facilmente aplicáveis em dispositivos acessíveis nas mãos de um investidor.  

Ao contrário do que muitos pensam, um robô investidor pode ser uma boa opção para quem está no início de sua trajetória, pois existem particularidades para cada perfil. Estes investidores que ainda não possuem amplo conhecimento no mercado financeiro, utilizam o robô para tomar as melhores decisões na alocação de recursos, podendo gerir seu portfólio de forma online, garantindo flexibilidade e a expertise dos modelos matemáticos dos robôs.

Para uma performance mais arrojada nos investimentos financeiros, a adoção aos robôs tem a finalidade de automatizar os processos e garantir agilidade e precisão, reduzindo também os riscos das operações. A automatização também pode reduzir custos com assessorias de investimento, pois complementa a capacidade de análise humana, proporcionando mais assertividade nas operações e por consequência mais rentabilidade.

Como escolher um robô para seus investimentos?

No universo dos investimentos, existe a modalidade de operação em day trade, que é quando o profissional aproveita dos intervalos intradiários para realizar sua negociação a fim de obter lucros. Isto significa que suas operações são abertas e fechadas no mesmo dia, muitas vezes os traders trabalham alavancados nesta modalidade e assim potencializam seus resultados diante do volume de ativos negociados. É preciso expertise, conhecimento e um perfil arrojado, pois as decisões devem ser tomadas rapidamente. 

O swing trader, por sua vez é o investidor que estica um pouco mais suas operações, por isto se mantém atento às aberturas e fechamentos diários. O profissional fica de olho em grandes oportunidades lucrativas e pode esperar as tendências para operarem seus ativos em momentos mais oportunos.

Diante destas modalidades de operações, reconhece-se o perfil de cada investidor e qual é a sua tolerância ao risco. Todos estes fatores, diante do planejamento financeiro e do objetivo ao qual se quer alcançar nos investimentos, faz sentido na escolha de uma solução automatizada. Dentre os tipos de tecnologia disponíveis no mercado financeiro podemos destacar duas: robôs investidores (também conhecido como advisor) e o robôs traders.

Qual a diferença entre robô trader e robô investidor?

Os dois tipos de robôs são diferentes na forma de operar mas não são auto excludentes, podendo o investidor usar ambas as soluções automatizadas para potencializar os seus investimentos. Saiba mais:

Robô Investidor (Robô Advisor): Também chamado de robô consultivo, é uma solução que utiliza métodos estatísticos para fazer a gestão dos investimentos. De forma automatizada, considerando o perfil de risco do investidor, ele possibilita de um jeito muito mais assertivo fazer a alocação de recursos. A eficiência deste tipo de plataforma é uma vantagem quando comparada à gestão feita por um humano. Assim, há o balanceamento da carteira de investimentos com mínimas chances de erros operacionais, o que torna o robô advisor uma ferramenta muito eficaz no dia a dia, principalmente aos adeptos ao swing trade ou até mesmo aos mais conservadores, que desejam seguir uma carteira recomendada.

Robô Trader (Robo Day Trade): ao operarem de forma ativa na bolsa de valores, os robôs traders são responsáveis por capturar pequenas e grandes variações intradiárias do mercado com a finalidade de aumentar os ganhos do portfólio do investidor, por isso também pode ser uma ferramenta que auxilia o robô advisor, pois sua estratégia é considerada mais agressiva, sendo necessário o investidor ter responsabilidade em seu uso para balancear os riscos de acordo com seu perfil. É passível de configuração, o que traz versatilidade em suas operações, trazendo mais agilidade e eficiência para a estratégia programada. Seu uso resulta em maior segurança para o trader, pois pode limitar prejuízos, através dos stops, e maximiza os resultados, pois permite realizar diversas operações por dia, com variedade em ativos e alto volume, sem cansaço ou exaustão mental.

Afinal, robôs traders funcionam?

Para um trader profissional, executar suas ordens com agilidade faz muita diferença nos resultados. De uma maneira sistêmica, é imprescindível fazer uma análise técnica para compreender os pontos de alocação dos recursos e mudar a tática imediatamente. Assim como é preciso delimitar recursos de segurança para cravar as margens de prejuízos.

Quem chegou a este patamar de investimentos, conforme descrito acima, precisa reconhecer que um robô trader é viável à sua rotina profissional para ter operações mais lucrativas. Com a automatização é possível maximizar os volumes, apostar na alavancagem e contar com a configuração de um robô diante de suas estratégias. Dentre as principais vantagens do robô trader, podemos destacar:

  • Redução de erros: O investidor que opta pelos robôs traders pode reduzir de forma significativa os erros operacionais do dia a dia e também reverter possíveis prejuízos causados pelo seu próprio comportamento. É importante mencionar que por remover o fator emocional das operações, o uso de robôs traders leva a uma performance mais vantajosa no day trade.
  • Automatizar os processos: O investidor após definir seu perfil de risco e seus objetivos financeiros, pode configurar um robô para fazer todos os processos de forma automática, tirando a preocupação do trader em dispor o tempo de fazer as alocações ou ficar preso ao computador a todo momento. Posicionar entradas e saídas, limites para perdas (stop), meta de lucro, quantidade de operações por dia são configurações essenciais a uma plataforma de robôs traders.
  • Acessível a investidores iniciantes: Ao começar na bolsa com o uso de robôs, o trader pode dispôr de uma quantia pequena, pois os custos das ferramentas são baixos. Mesmo com poucos recursos, é possível diversificar os ativos e aprender continuamente para avançar e lucrar com o day trade.

Dica Smartt

Gritaria, sons de telefone tocando, homens de terno e gravata não são mais a realidade para investidores atuantes no mercado de capitais. Esta cena presente no imaginário popular foi substituída por tecnologia de ponta, aliada à expertise de investidores estudiosos e atentos ao mercado.

As soluções automatizadas estão disponíveis para traders que operam em day trade e swing trade. Os robôs aumentam a assertividade das operações e a cada dia tornam-se mais acessíveis. A tecnologia do algotrading somada aos home brokers permitem que profissionais trabalhem em seus próprios dispositivos de onde estiverem.

Robôs investidores e robôs traders possuem especificidades para cada perfil de investidor e também para cada alocação da sua carteira de investimentos. Ambos trazem eficiência e agilidade nos processos, por isso têm sua complementaridade na gestão do portfólio do investidor. Se o robô advisor é visto como passivo, balanceando a carteira de investimentos e fazendo alocações mensais, o robô trader alcança melhores retornos no curto prazo, potencializando as operações lucrativas.

Em um caminho sem volta, a automatização dos investimentos é uma tendência para o segmento. Começar com pequenos valores é indicado para profissionais iniciantes ou adeptos ao swing trade. Escolher um robô trader é uma alternativa para perfis arrojados que buscam melhores resultados em suas operações intradiárias. Procure por iniciativas pioneiras e que destacam-se no mercado, contando com expertise e inovação em seus produtos e serviços. SmarttBot: nossa tecnologia às suas ordens!

imagem: automatize seus trades com nossa plataforma - mascote botinho smarttbot e imagens de candles em um balão de fala