Fundos duplos e topos duplos: conheça esses importantes padrões de análise técnica

Sincronize seus trades com um profissional - Saiba mais

Pontos-chave: 

  • Fundos e topos duplos fazem parte da análise técnica e são considerados padrões gráficos altamente confiáveis.
  • Os fundos e topos duplos indicam uma reversão de tendência de baixa para alta ou alta para baixa.
  • O padrão gráfico de topos e fundos duplos é de fácil identificação e propicia uma definição de preço de entrada, realização de lucro e stop loss.

Topos duplos, “M”, e Fundos Duplos “W” ocorrem ao final de uma tendência de alta ou de baixa e marcam a reversão de tendência do mercado no curto, médio ou longo prazo.

Considerados padrões de fácil identificação visual em um gráfico, a utilização desses padrões pode gerar insights assertivos que resultem em negociações lucrativas. É preciso manter-se atento à confirmação dos movimentos do mercado e do volume.

Siga a leitura e saiba como interpretar topos e fundos duplos no gráfico e obter importantes sinais de entrada e saída de um trade.

O que são fundos duplos e topos duplos?

Os fundos e topos duplos são padrões gráficos altamente confiáveis de reversão de tendência e sinalizam o final de um movimento do mercado, de baixa, ou de alta. 

O topo duplo pode ser utilizado para entrar em uma posição de venda após uma tendência de alta e o fundo duplo sinaliza uma posição de compra após uma tendência de baixa.

Como identificar topos duplos e fundos duplos no gráfico?

Assim como sugerido pelo nome, o topo duplo se forma quando o ativo apresenta dois topos no mesmo nível de preço, formando a figura de um “M”, sendo o segundo topo no mesmo patamar de preço do topo anterior.

Outro detalhe é que o volume do segundo topo costuma ser menor do que o volume do primeiro topo. A formação dessa figura é um indicativo de ponto de resistência e o preço da ação terá dificuldade de superar o valor em que esse topo duplo foi formado. 

Enquanto o topo duplo é formado por dois topos no gráfico, separados por um fundo entre eles, o fundo duplo, também conhecido por “W” devido ao seu formato, é caracterizado por dois fundos separados por um topo. 

O fundo duplo possui as características inversas em relação ao topo duplo, sendo um sinal que o mercado interpreta como o menor valor em que o ativo irá chegar em determinado espaço de tempo.

Como utilizar topos duplos e fundos duplos no day trade?

Ao identificar a figura gráfica de um fundo duplo, deve-se abrir uma posição de compra acima da resistência que se formou no topo entre os fundos. 

Como padrão, dentro de figuras gráficas, um nível de resistência rompido torna-se um suporte e o preço deverá confirmar a nova tendência de alta. 

A ordem stop loss da operação deverá ser colocada abaixo do fundo duplo e caso rompido irá realizar a saída da operação.

Para o topo duplo, a ordem de venda deverá ser adicionada abaixo do suporte e caso o rompimento deste seja confirmado a operação será iniciada. A ordem stop loss deverá ser colocada ligeiramente acima do topo duplo de forma evitar que um rompimento gere prejuízos desnecessários à operação.

A projeção de saída de uma operação de topos ou fundos duplos é a distância entre o topo ou fundo até a linha de entrada da operação.

Quais são as vantagens dos fundos duplos e topos duplos em um trade?

A facilidade na leitura dessas figuras gráficas e a sua assertividade é uma das grandes vantagens em sua utilização por um grande número de traders.

Fundo duplo e topo duplo também são figuras gráficas que possuem uma fácil definição de entrada, stop loss e realização de lucro, o que é uma grande vantagem em relação a diversos outros padrões utilizados em operações de day trade.

E as limitações dos fundos duplos e topos duplos?

Os topos e fundos duplos são padrões muito utilizados para auxiliar na decisão de uma operação, no entanto eles nunca devem ser utilizados de forma isolada, pois existe uma grande possibilidade da reversão de tendência não se confirmar.

Existe a chance de rompimento de um topo ou fundo duplo e, se isso ocorrer, na terceira vez que o preço do ativo chegar ao preço do topo ou fundo ele provavelmente dará prosseguimento na trajetória, não confirmando a reversão esperada.  

Como confirmar os padrões fundos e topos duplos?

A partir da volatilidade, as bandas de Bollinger usam os desvios-padrão em seus cálculos, projetando níveis de preço com os quais o trader deverá direcionar seu stop loss.

O método para utilizar as bandas de Bollinger com topos e fundos duplos é:

1 – Isole o ponto do primeiro topo ou fundo e sobreponha as bandas de bollinger com quatro desvios padrão.

2 – Desenhe uma linha do primeiro topo ou fundo até a banda de bollinger, o ponto em que elas se encontram é o local que deverá ser alocado o stop loss. 

Portanto, as bandas de Bollinger são um dos indicadores que podem ser utilizados com topos e fundos duplos, uma vez que servirão como um grande aliado no gerenciamento de risco da operação.

Dica Smartt

Fundos e topos triplos também são padrões de reversão e seguem as mesmas características dos topos e fundos duplos, no entanto irão apresentar um segundo fundo/topo intermediário e um terceiro fundo ou topo.

Apesar dos topos e fundos duplos serem padrões gráficos de extrema facilidade de se encontrar ao final de uma tendência, é importante que o trader utilize outras ferramentas complementares para confirmação dos sinais e delimitação dos ganhos e perdas. 

A automatização das ferramentas de leitura do gráfico é uma grande aliada para delimitar as possibilidades de ganhos de uma operação com maior segurança. Sendo assim, é possível cravar margens de prejuízos e automatizar entradas e saídas nos momentos mais oportunos.

Quer automatizar suas operações com a maior plataforma de robôs traders do Brasil? Então clique aqui e faça uma simulação gratuita com os robôs da Smarttbot!

#SmarttBot: nossa tecnologia em suas mãos!

imagem: automatize seus trades com nossa plataforma - mascote botinho smarttbot e imagens de candles em um balão de fala