Trade Sincronizado: tudo que você precisa saber sobre a estratégia de Day Trade profissional automatizado

Sincronize seus trades com um profissional - Saiba mais

Trade Sincronizado é um produto financeiro desenvolvido pela SmarttBot do tipo Play, com o qual é possível seguir estratégias de traders profissionais operando na Bolsa de Valores de forma automática. 

É uma modalidade indicada para todos que desejam expor parte do seu patrimônio a níveis mais elevados de risco em busca de melhores retornos no curto prazo.

Ela permite que operações automatizadas de traders profissionais sejam replicadas na conta de um usuário da plataforma. Assim, o usuário pode obter os mesmos resultados de rentabilidade que o trader profissional em tempo real.

Confira neste guia completo tudo que você precisa saber sobre a modalidade de investir na bolsa com estratégias de traders profissionais.

O que é o Trade Sincronizado

O Trade Sincronizado é um produto financeiro estruturado em uma ferramenta black box, ou seja, não é aberta para configurações diretas por parte do usuário. Ele foi feito para que usuários possam seguir estratégias profissionais de forma automatizada.

Todo o setup é feito pelo estrategista (trader profissional), enquanto o sistema replica as operações automaticamente. Sendo assim, na conta do usuário é necessário apenas um “play” para começar a acompanhar os trades em tempo real.

O Trade Sincronizado permite que usuários sigam sinais de operações de compra e venda em tempo real, emitidos por estrategistas experientes e especialistas no mercado. Não é necessário que o cliente tenha conhecimento avançado de mercado nem que saiba realizar operações day trade para utilizá-lo.

Diferença entre SmarttBot PRO e Play

Muitos traders já estão acostumados com a ferramenta PRO da SmarttBot. Ela é uma solução white box para configurar e automatizar um robô de day trade sem a necessidade de conhecimentos em programação. 

Isso significa que o usuário tem liberdade para parametrizar seu robô como quiser, configurando seu próprio setup na ferramenta e indicando como o robô deverá se comportar de acordo com os movimentos do mercado. É uma modalidade indicada para traders experientes.

Os produtos Play, por outro lado, entregam soluções onde o usuário não precisa configurar um robô — existe um estrategista cuidando das operações e setups por ele. Por isso podemos dizer que se trata de um produto financeiro.

Assim como um fundo de investimento possui seu gestor, o Trade Sincronizado possui um estrategista responsável por entregar resultados ao investidor.

Estratégias 100% automatizadas ao clique de um botão de “play”

SmarttBot Play é uma modalidade indicada para quem não deseja configurar um robô manualmente ou tem pouca experiência no mercado, mas deseja expor parte do seu patrimônio a riscos do Day Trade em troca de maiores possibilidades de ganho no curto prazo.

Um usuário que utiliza o Trade Sincronizado está confiando o dinheiro alocado no robô às operações de um trader profissional. Podem ocorrer perdas e ganhos de acordo com os movimentos do mercado e alterações aplicadas na estratégia original.

É importante ressaltar que em operações de renda variável na Bolsa de Valores não existem promessas de rentabilidade sempre positiva. Além disso, rentabilidade passada não é garantia de ganhos futuros. Sempre haverá risco ao operar em renda variável.

Como funciona o Trade Sincronizado

No Trade Sincronizado, utilizamos tecnologia de ponta para entregar um produto financeiro capaz de replicar operações automatizadas de um trader profissional na conta de um usuário de forma síncrona. Mas o que isso quer dizer?

Funciona assim: 

Primeiramente, o trader profissional (estrategista) parametriza robôs próprios em sua conta white box de acordo com o seu conhecimento e forma de operar no mercado. 

Quando esse robô começa a realizar operações, são enviados sinais em tempo real para o sistema da SmarttBot.

O sistema recebe esses sinais e envia comandos à conta SmarttBot do cliente que segue a estratégia.

Em seguida, esses sinais mostram ao robô do cliente como se comportar em tempo real: caso o estrategista venda um ativo, a conta do cliente também venderá. Caso o estrategista compre um ativo, a conta do cliente também comprará.

“Preciso configurar um setup para o robô na minha conta?”

Não é necessária nenhuma configuração prévia de operação por parte do cliente. Seu robô apenas acompanha o profissional de forma automática, de acordo com o seu plano e nível.

Portanto, quando o trader responsável pela estratégia manda um sinal de compra ou venda de um ativo, todos os clientes que estão sincronizados com ele também fazem a operação. 

A sincronização tenta replicar com exatidão os preços de entrada e saída das operações do trader profissional, mas há momentos em que o mercado oscila de forma muito rápida. 

A operação pode não ser replicada de forma idêntica à da conta do estrategista, mas não é comum que o resultado fique distante do trade original se o cliente não fizer alterações manuais no seu robô.

Vantagens (e desvantagens) do Trade Sincronizado

A maior vantagem do Trade Sincronizado para um usuário é a facilidade de operar no mercado de day trade de forma totalmente automatizada. Com esse produto financeiro, o investidor opera junto com estrategistas renomados, com muita experiência em operações desse tipo na Bolsa de Valores Brasileira.

Nessa modalidade não é necessária a contratação de planos da SmarttBot, apenas a assinatura da estratégia desejada. Também não é preciso se preocupar com a configuração da estratégia, apenas dar o “play” (iniciar o robô) na sua conta e acompanhar os resultados.

É necessário apontar que o Trade Sincronizado não permite alteração da estratégia/setup criado. Portanto, caso você esteja buscando uma ferramenta personalizável, essa não é a solução ideal.

“Não é possível fazer nenhuma parametrização?”

As únicas configurações possíveis por parte do cliente são a definição de stops diário e o número máximo de contratos a serem utilizados durante a operação. Essa pode ser uma desvantagem caso o usuário queira utilizar suas próprias configurações para criar um setup personalizado para o seu robô.

Não é possível realizar backtests por parte do usuário no Trade Sincronizado. Entretanto, para escolher uma estratégia, é possível olhar um histórico de desempenho do estrategista chamado track record — onde são registrados os dados obtidos em conta real do período em que a estratégia começou a ser executada até o momento presente.

Modo simulado x conta real

Você tem vontade de ver como uma estratégia de Trade Sincronizado funcionaria na sua conta, mas ainda não tem coragem de colocar dinheiro de verdade para operar? 

Saiba então que é possível ligar um robô no modo simulado. Nele você pode acompanhar as operações em tempo real para entender como sua conta se comportaria no modo real.

No modo simulado, você consegue selecionar a estratégia e acompanhar em tempo real as operações e resultados do trader ao longo do pregão. Você pode simular o acompanhamento de resultados da estratégia de acordo com o valor que quer começar no robô, o número máximo de contratos que ele poderá operar e, se quiser, definir stops diários.

Ao decidir utilizar o Trade Sincronizado em modo real, o robô utiliza o saldo disponibilizado na corretora e replica a estratégia na sua conta de acordo com o nível contratado, realizando operações reais em Bolsa de forma automatizada. 

Por que não é possível fazer backtests no Trade Sincronizado

Na SmarttBot, backtest é quando você configura um setup para um robô e simula o seu desempenho usando dados passados do mercado

O usuário configura o comportamento de um robô e consegue visualizar pelo backtest como ele teria se comportado no passado caso estivesse ligado. Assim é possível simular o desempenho dele caso estivesse ligado no período analisado.

No Trade Sincronizado, essa configuração inicial do robô fica por conta do trader responsável pela estratégia e é executada em tempo real. A estratégia pode ser alterada pelo profissional durante a operação, o que impossibilita simular desempenhos passados dela na plataforma.

Portanto, como não é possível parametrizar o robô de forma personalizada (apenas seguir as operações do trader que o configurou), também não é possível que ele simule desempenho passado através de um backtest.

Entretanto, é possível acompanhar o track record — registro de resultados passados reais, obtidos pelo estrategista operando em conta real. A partir desses resultados, o usuário pode tomar a decisão de escolha da estratégia que melhor o atenda.

Trade Sincronizado é uma opção para começar no day trade?

Para quem deseja começar a operar day trade manualmente, já tem conhecimento prévio de mercado e deseja automatizar robôs com setups personalizados, o Trade Sincronizado não é uma opção interessante.

Entretanto, ele pode ser uma opção interessante caso você esteja:

  • procurando exposição às operações de day trade;
  • disposto a assumir riscos mais altos para maiores chances de retorno no curto prazo;
  • não tem tempo para operar manualmente;
  • não tem conhecimento de mercado para criar um setup sozinho;
  • não consegue acompanhar as oscilações de mercado para tomar decisões acertadas.

Com ajuda de um profissional e de forma automatizada, o produto pode ser uma oportunidade de diversificar suas formas de investir para aumentar as chances de ganhos. Confira as estratégias clicando aqui.

Para quem é o Trade Sincronizado

O Trade Sincronizado é um produto interessante para todos aqueles que desejam expor parte do seu capital a estratégias de Day Trade de forma totalmente automatizada, com um profissional tomando conta das operações. É a forma mais fácil e simplificada de começar a operar na SmarttBot.

O Day Trade é uma modalidade de investimento agressivo para ganhos de curto prazo, que também implica em alto risco. Portanto, a pessoa que deseja começar a acompanhar uma estratégia de Trade Sincronizado deve estar consciente disso.

Não é necessário saber configurar e operar robôs para usar o Trade Sincronizado. Isso é feito pelo profissional e a conta do usuário replica as operações. 

Sendo assim, pode ser um produto interessante para quem possui pouco tempo para operar, pouco conhecimento de parametrização de robôs e apetite para ganhos de curto prazo. 

Também pode ser interessante para pessoas com experiência em Day Trade que conhecem, confiam no estrategista e desejam diversificar seus recursos financeiros.

IMPORTANTE: não é indicado alocar todo o seu capital em um único produto nem utilizar recursos da sua reserva de emergência. Day Trade envolve alto risco, e rentabilidade passada não garante ganhos futuros em renda variável. Sendo assim, é interessante que seus investimentos sejam diversificados de acordo com seus objetivos e perfil de investidor.

Como começar

Primeiramente, você precisa ter uma conta na SmarttBot e conectar a sua corretora. Seu dinheiro sempre estará com a corretora, sob o seu CPF. Feita a conexão, é interessante se certificar na corretora que:

  • o roteamento de ordens pela SmarttBot esteja autorizado;
  • tenha saldo disponível na conta para as operações;
  • que sua conta esteja autorizada para operar no segmento BM&F;
  • que o limite de contratos liberados para operar na corretora seja compatível ao plano desejado de Trade Sincronizado.

Para começar no Trade Sincronizado, é necessário assinar a estratégia desejada de acordo com o número de contratos que deseja operar. Quanto maior o número de contratos, maior o risco e as possibilidades de ganhos.

Algumas corretoras não exigem configurações e permitem que a SmarttBot envie ordens para a sua conta desde que tenha a margem em caixa. Entretanto, se houver dificuldade no processo de liberação, é só entrar em contato com o suporte da SmarttBot que nossa equipe te ajudará no passo a passo.

Em seguida, basta acessar a plataforma da SmarttBot, selecionar a estratégia contratada e iniciar o robô em modo real ou simulado.

Níveis de operação

Chamamos de níveis de operação o “tamanho” da posição que o usuário deseja abrir em cada trade. Ele é correspondente ao número máximo de contratos que o robô poderá operar na estratégia.

Quando o estrategista envia uma ordem de entrada, ela é replicada na conta de cada usuário de acordo com o nível de operação contratado. Exemplo:

Nível 1: a estratégia opera até 10 contratos;

Nível 2: A estratégia opera até 20 contratos;

Nível 3: A estratégia opera até 30 contratos.

Os planos de assinatura das estratégias são compatíveis ao número máximo de contratos que ela poderá operar na sua conta. Quanto maior o número de contratos operados, maior o risco e as chances de ganhos.

Parâmetros

Quem está familiarizado com a plataforma da SmarttBot, já operou robôs em modo real ou simulado, sabe que existe uma tela de configurações para parametrizar o robô antes de iniciá-lo.

Diferente dessa modalidade, o Trade Sincronizado foi feito para que o usuário possa apenas dar o “play” no robô, sem a necessidade de realizar essa configuração inicial de parâmetros.

Entretanto, é ideal selecionar o número máximo de contratos em cada robô (de acordo com seu nível de operação e tolerância ao risco).

Stop gain e stop loss

Também é possível configurar stops caso seja do interesse do usuário, mas é importante ressaltar que essa configuração faz com que a operação do seu robô não seja igual à do estrategista, entregando resultados diferentes.

  • Stop gain: valor máximo de ganho para que o robô seja parado automaticamente no dia de operações;
  • Stop loss: valor máximo de perda para que o robô seja parado automaticamente no dia.

Por se tratar de um produto financeiro que segue operações da estratégia de um profissional, não é aconselhável que sejam configurados stops: apesar de serem parâmetros que previnem perdas, os resultados de ganho podem ser menores que os obtidos pelo estrategista.

O stop pode reduzir as perdas (loss), mas também pode implicar em um loss numa operação que seria de ganho se o usuário tivesse confiado na estratégia, sem o uso de stops.

Exemplo: 

Estou executando o robô e ele está dando R$ 90,00 de prejuízo no dia. Foi configurado por mim previamente um stop diário de R$ 100,00.

O mercado continua em queda, e o loss chega a R$100,00. Nesse momento, o robô segue a configuração do stop e executa a saída da operação com a perda de R$100,00 reais.

Entretanto, o estrategista continua operando e ocorre uma virada do mercado. Nisso, o robô reverteu o prejuízo para um lucro de R$ 100,00 antes do fechamento do pregão.

Apesar do robô do estrategista ter fechado o dia com R$100,00 de lucro, o meu robô fechará com R$100 de prejuízo pois foi parado automaticamente pelo stop antes da virada.

Sendo assim, se trata de uma configuração interessante para quem já tem mais experiência no mercado e em operações de Day Trade, que saibam o momento certo de parar o robô manualmente. Para usuários menos experientes, o ideal é não fazer a configuração de stops no robô.

Valor mínimo para começar

O valor mínimo para começar a operar no Trade Sincronizado depende da estratégia e do nível de operação escolhido.

As estratégias exigem capital inicial baseado no track record (histórico de desempenho) dos robôs. O histórico da estratégia desejada deve ser consultado para que o investidor se atente à perda máxima dele em sequência.

Diante dessas informações, é aconselhado ter em caixa pelo menos um valor que supere a perda máxima histórica para operar da forma ideal.

É de extrema importância que o usuário respeite o valor mínimo sugerido pelo estrategista por contrato operado. Caso existam dúvidas sobre o patrimônio inicial de uma estratégia específica, a equipe da SmarttBot também poderá ser consultada.

Custos e Tributação

Para utilizar o Trade Sincronizado, você precisa assinar apenas a estratégia. Por ser um produto financeiro, não é necessária a contratação de planos da ferramenta SmarttBot.

Cada estratégia possui seus próprios valores, de acordo com o nível de operação selecionado pelo investidor. A assinatura é cobrada mensalmente via cartão de crédito.

Existem também os custos operacionais, ou seja, custos cobrados pela corretora relativos às operações na bolsa. São eles: corretagem, emolumentos e imposto de renda retido na fonte (1% para operações day trade). Algumas corretoras já oferecem corretagem gratuita.

A tributação é a mesma incidente sobre operações comuns de Day Trade — negociações de compra e venda de um mesmo ativo em um único dia — referente a 20% de qualquer lucro obtido. O IR em Day Trade pode ser calculado e recolhido de forma manual ou através de uma calculadora automática.

Boas práticas

Como mencionado anteriormente, orientamos que o usuário evite utilizar stops e deixe a estratégia rodando ao longo do dia — principalmente se for um iniciante nessa modalidade. Assim é possível acompanhar os resultados do estrategista com mais precisão.

O número de contratos operados pode ser aumentado caso o investidor tolere um risco maior, mas não é recomendado que os robôs sejam parados manualmente durante o pregão. Isso altera a estratégia operada na sua conta.

A renda variável envolve alto risco. Sendo assim, o ideal é investir apenas parte do seu patrimônio, aquela que não vá implicar em problemas futuros para você no caso de grandes perdas de curto prazo. Reforçamos que caso tenha qualquer dúvida ou dificuldade com a plataforma da SmarttBot, nossa equipe de suporte se encontra à disposição para ajudar. 

E aí, quer um profissional operando Day Trade de forma automatizada para você? Acesse as estratégias e confira as opções disponíveis para Trade Sincronizado clicando aqui!

Autores:

Artur Bessas, desenvolvedor de estratégias automatizadas de investimento 

Fabio Chaves, analista de suporte em operações em day trade

Renata Matos, analista de marketing de conteúdo e growth

imagem: automatize seus trades com nossa plataforma - mascote botinho smarttbot e imagens de candles em um balão de fala