Trix: o que é e como funciona esse indicador da análise técnica

Sincronize seus trades com um profissional - Saiba mais

Pontos-chave: 

  • Trix é um indicador da categoria de osciladores e momentum simultaneamente, trazendo importantes informações ao trader. 
  • Ao oscilar entre a linha zero, o Trix identifica zonas de sobrevenda e sobrecompra, de maneira facilmente perceptível no gráfico.
  • Divergências entre preço e Trix trazem insights de reversão de tendências, sendo recomendável a confirmação de outros indicadores.

Desenvolvido no início dos anos 80, o Triple Exponential Average (Trix) é uma contribuição de Jack Hutson que buscou uma ferramenta para evitar os falsos sinais dos outros indicadores já existentes. 

O Trix tem como marca registrada a suavização diante da tripla média móvel exponencial. Em uma primeira impressão, pode parecer semelhante ao MACD, mas que diferencia-se por filtrar oscilações e captar movimentos de tendência de forma antecipada. 

Desconhecido por muitos traders no Brasil, o Trix é visto como um indicador de precisão e soma-se ao dossiê de recursos da análise técnica. Se confirmado com outras ferramentas, traz mais segurança às operações e mais chances de lucro ao investidor.

Continue a leitura e tenha mais informações sobre o que é o indicador Trix, como funciona e como ele pode ser aplicado no day trade.

Compreendendo o indicador Trix (constituição)

Por meio do indicador é possível realizar uma análise técnica, considerando-se três médias móveis, sobrepostas a um gráfico para atenuar oscilações e discrepâncias que não são relevantes.

O Trix é obtido a partir de três médias móveis, resultando em uma curva suavizada:

  • A primeira a partir do preço do ativo;
  • A segunda a partir da primeira média móvel;
  • A terceira a partir da segunda média móvel.

Com esta constituição, o Trix tem a influência de ciclos anteriores, conforme a quantidade de períodos (n) escolhida pelos operadores. Mas esta particularidade resulta em blindagens dos acontecimentos insignificantes, fazendo com que o trader mantenha-se concentrado no que realmente vale a pena.

Como usar o indicador Trix em operações de day-trade?

O Trix, ou média móvel exponencial tripla, funciona como oscilador e como rastreador de tendência.

Assim, para ser aplicado como oscilador, o Trix deve oscilar em torno de zero. Quando o indicador cruza para cima da linha zero, há indicativo de compra. Em contraposição, quando cruza para baixo há  sinal de venda.

Caso o Trix se mantenha na linha zero, muitos estudiosos não consideram os sinais confiáveis.

Além de acompanhar os cruzamentos, o trader, ao aplicar o Trix na análise do ativo, deve ficar atento aos momentos de divergência entre preço e o indicador. 

Quando os movimentos de preço não são confirmados, pode ser sinal de que o movimento de alta ou de baixa está se fortalecendo ou enfraquecendo. Portanto, o Trix é um dos indicadores de momentum e até mesmo de reversão de tendência.

Quais são as vantagens e desvantagens do indicador Trix?

Ao utilizar três médias móveis exponenciais, o Trix traz uma versão suavizada de cada barra de informações dos preços, desta maneira, quanto menor o período de tempo, mais precisa será a indicação.

A aplicação do Trix por meio do uso de plataformas automatizadas facilita as impressões no gráfico. É possível alterar o número de períodos e assim configurar o indicador diante da estratégia de investimento.

Apesar de exigir a confirmação de outros indicadores, o Trix pode antecipar sinais, permitindo que o trader se posicione antes, o que pode blindar de prejuízos ou, o inverso, colocando-o em posições vantajosas e lucrativas mais rapidamente.

Um ponto de atenção do Trix refere-se aos crossovers, que podem ser falsos. Isso ocorre quando o Trix cruza acima ou abaixo da linha zero apenas para voltar para o outro lado. Por isso, vale ressaltar a necessidade de atrelar indicadores para tomadas de decisões.

Dica Smartt

Com uma vertente contemporânea, o Trix equaliza muitas fragilidades de indicadores mais antigos, oferecendo uma blindagem aos sinais falsos. Entretanto, assim como outros recursos da análise técnica, ele deve ser utilizado simultaneamente a outros indicadores. 

O Trix pode, de fato, ser usado para identificação de reversão de tendência e oscilador de momentum, mas não deixe de cravar margens de prejuízos e, de preferência, opte por entradas e saídas automáticas do trade, profissionalizando cada vez mais sua atuação.

Quer automatizar suas operações com a maior plataforma de robôs traders do Brasil? Então clique aqui e faça uma simulação gratuita com os robôs da Smarttbot!

#SmarttBot: nossa tecnologia em suas mãos!

imagem: automatize seus trades com nossa plataforma - mascote botinho smarttbot e imagens de candles em um balão de fala